Skip to content

Turismo: carecemos de representatividade

14/06/2017

Quem me acompanha a muito tempo sabe que iniciei deste 2012 uma transição na minha carreira, quando resolvi sair da área de educação onde atuei por muitos anos com comunicação, marketing e por último na área comercial, para me dedicar exclusivamente ao meu negócio na área de turismo.

Pois bem, muitos anos se passaram, conheci e me envolvi intensamente com o turismo, ao ponto de além de gerir minha empresa passar a ministrar treinamentos e palestras na área. Apesar da vida atribulada de uma pequena empresa, afinal o gestor acaba fazendo de tudo, estava sentindo falta de escrever, de colocar os pensamentos para fora, até mesmo algumas angústias frente a um setor econômico tão importante para um país como o Brasil, mas que não recebe o devido olhar de nossos gestores. Então a partir de agora o Blog Reflexione passa a tratar também de temas que envolvem o turismo.

Começo tratando da falta de representatividade que nosso setor enfrenta no cenário político, afinal tivemos poucos, senão quase nenhum,  bons representantes do setor nos mais altos postos do governo. Sempre como uma cadeira política, o turismo nunca foi tratado com o devido respeito e atenção que a pasta merece, seja nos planos municipal, estadual e federal, salvo é claro raras exceções.

Vejamos o caso do O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) que foi preso, alvo dos desdobramentos da Operação Lava Jato, na operação batizada de Manus, comandada pela Polícia Federal que investiga supostos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a construção da Arena das Dunas. Como ex Deputado e Presidente da Câmara, Alves chegou badalado ao Ministério do Turismo ainda no Governo Dilma Rouseff. Conhecido com um político de peso e discurso eufórico, se mostrou um entusiasta pela pasta e até teve uma grande conquista para o turismo emissivo, com a redução do Imposto de Renda retido na fonte sobre remessas ao exterior. A alíquota que era de zero iria subir para 33% com todos os encargos, mas sob a batuta de Alves passou para 6,38%, mesma taxa do IOF.

Henrique Eduardo Alves no dia de sua prisão: um bom representante?

Henrique Eduardo Alves no dia de sua prisão: um bom representante?

Foi o ponto para que mais uma vez ficássemos iludidos com as transformações propostas pelo novo ministro, tínhamos finalmente encontrado um grande representante. Mas o tempo demonstra que o turismo mais uma vez estava mal representado. Não apenas por que tínhamos alguém que desconhecia as necessidades do país, mas por que estávamos colocando nossas expectativas nas mãos de um corrupto (de acordo com as acusações que lhes são imputadas) que ao invés de ajudar alavancar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social buscava era se aproveitar da pasta para falcatruas e conluios.

Nos planos estaduais é também muito característico a presença de gestores da pasta do turismo que nunca tiveram experiências na área. São médicos, advogados e outras formações sem qualquer experiência na gestão de uma agência, por exemplo. Tanto desconhecimento perpassa por projetos com total miopia do setor, o que gera uma falta de credibilidade e de ações concretas que impactam o turismo nacional.

Parece simples, mas estes entraves vão fazendo o turismo perder força, sem uma forte representatividade vamos vendo um setor promissor sendo sub utilizado, não garantindo a sua missão de ser um vetor de desenvolvimento econômico e social. E posso garantir, se o descaso com o setor não tivessem acontecido durante esses anos todos, o turismo estaria, assim como setores do Agronegócio, segurando a economia de nosso país.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: