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A era do usuário-mídia e as organizações

16/04/2012

A dinâmica da comunicação organizacional passou por um processo de mudança a alguns anos atrás, pois com o advento das mídias sociais a comunicação se tornou descentralizada e os públicos das organizações passaram a ter voz, produzindo conteúdos, conceitos e análises sobre produtos, serviços e marcas. Chegamos a era do usuário-mídia, termo que Carol Terra define como a possibilidade que cada indivíduo tem de utilizar as mídias digitais como instrumentos de divulgação, exposição e expressão pessoais.

Este cenário que pressupõe a falta de controle sobre o conteúdo assusta as organizações e muitas ainda têm feito a opção por ficar fora deste novo ambiente, sem saber como seus clientes estão se posicionando sobre a empresa, sobre a concorrência e mesmo deixando escapar oportunidades concretas de novos negócios e de relacionamento com seus stakeholders.

Empresas ainda não se enveredam pelo mundo das mídias sociais simplesmente pelo fato de ainda não terem referenciais e a confiabilidade de investir em projetos nesta área. Um outro perfil muito comum é de organizações que estão presentes em algumas mídias, mas que as implantaram sem nenhum projeto, sem ao menos ter uma definição dos objetivos. Outra situação é que os próprios profissionais de comunicação e marketing das organizações ainda não sabem como implementar projetos de mídias sociais, não tem referências.

Mas um novo lançamento da Editora Difusão com coedição da Editora Senac Rio chega para suprir esta necessidade dos comunicadores e das organizações. Trata-se da obra “Mídias Sociais….e agora?” que tem como autora Carol Terra, uma dos grandes nomes no país quando o assunto são novas tecnologias de comunicação.

Obra de Carol Terra é uma referência para empresas e seus comunicadores

Obra de Carol Terra é uma referência para empresas e seus comunicadores

A obra além de discorrer sobre a evolução da comunicação nas organizações em tempos de internet traz conceitos importantes como o já citado “usuário-mídia”, as etapas de um planejamento de comunicação aplicado as mídias sociais e propõe uma matriz de presença e engajamento. Um verdadeiro guia para quem quer implementar um projeto de mídias sociais e defender investimento das organizações nesta área. Uma obra gostosa de ler e primordial para aqueles que reconhecem a importância das mídias sociais para melhoria do relacionamento com seus públicos e para os resultados das organizações.

Mais do que um modismo as mídias sociais vieram para ficar, as possibilidades de interação se multiplicam e somente quem encará-las com profissionalismo conseguirá o devido destaque e os esperados resultados qualitativos e quantitativos que elas proporcionam.

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2 Comentários leave one →
  1. 18/04/2012 14:24

    Ricardo, obrigada pela divulgação e por mostrar aqui a possibilidade estratégica de implementação de um projeto de mídias sociais. Sucesso no blog! Abs, @carolterra.

    • Ricardo Campos permalink*
      19/04/2012 01:20

      Olá Carol,

      Parabéns pela obra que realmente proporciona uma leitura prazerosa e pelo conteúdo de qualidade, o que a faz um livro de cabeceira para profisisonais e empresas que pretendem se enveredar pelo mundo das mídias sociais.

      Um abraço e muito sucesso,

      Ricardo Campos

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