Skip to content

Branding e a força das marcas de Minas

26/02/2012

Em recente workshop organizado pela Idéia Comunicação, uma das principais agências de comunicação de Minas Gerais e o Grupo Troiano de Branding, uma referência nacional quando o assunto é auditoria e gestão de marcas, foi debatido a força das marcas de Minas no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.

O evento reuniu empresas e profissionais de diversos setores da indústria, comércio e serviços que debateram junto com os organizadores a força das marcas regionais e principalmente as marcas que fazem sucesso em Minas Gerais e ainda os desafios e potencialidades para o desenvolvimento destas marcas.

Evento apresentou pesquisa das Marcas mais prestigiadas de Minas

Evento apresentou pesquisa das Marcas mais prestigiadas de Minas

Foram apresentados os resultados da pesquisa das Marcas mais prestigiadas de Minas organizado pela Idéia Comunicação e Grupo Troiano com o apoio do Jornal Estado de Minas, na sequência Jaime Troiano apresentou considerações sobre a força das marcas regionais e sua representatividade no mercado e finalizando os debates ocorreu uma mesa redonda com três representantes de empresas que estão no Top 10 da pesquisa, Maria Raquel Thomaz – Especialista de Comunicação da Usiminas, Henrique Bandeira – Superintendente de Comunicação da Copasa e André Giffoni – Gerente de marketing da Drogaria Araújo.

Mas um momento muito especial veio quando houve um questionamento de um consultor que diz que tem um cliente que não quer aparecer, mesmo sendo uma potência no seu mercado de atuação. E Jaime Troiano disse que qualquer empresa, mesmo que não faça comunicação de massa está aparecendo, seja para seus funcionários ou sua comunidade e que estas pessoas repercutem o posicionamento e valores destas organizações. Ele deu como exemplo o fato de na pesquisa, entre os Top 10 aparecer três grandes empresas que atuam B2B, ou seja, não atuam com o consumidor final e que tem muitos poucos investimentos em comunicação de massa. O que fazia então estas pessoas se lembrarem destas marcas numa pesquisa que avaliava o sentimento dos entrevistados em relação as organizações?

A força das Marcas de Minas: consumidores indicaram as Top 10

A força das Marcas de Minas: consumidores indicaram as Top 10

Troiano alertou que a comunicação mudou e que hoje as organizações não se sustentam apenas com a comunicação massiva e com espaços publicitários, mas que o investimento nas experiências e relacionamento com seus públicos é muito mais intensa e foco de investimentos.

As palavras são alentadoras, pois demonstra o valor da comunicação organizacional para os resultados das organizações. Veja bem, três grandes empresas B2B estão entre os Top 10 das marcas mais prestigiadas de Minas Gerais não é a toa. Como bem disse o Jaime, estas empresas não investem pesado em comunicação de massa, mas fica fácil resolver esta equação quando verificamos os investimentos na comunicação interna, na formação de uma cultura de comunicação, onde seus funcionários se tornam facilitadores para que esta informação seja replicada e os valores destas organizações sejam absorvidos. Investem no relacionamento com a comunidade, criando projetos e incentivos para o desenvolvimento sócio-ambiental nas regiões em que atuam, enfim, investem na experiência e nas interações relacionais proporcionada pela presença e regionalidade de suas marcas.

E se o relacionamento está em voga, as relações públicas ou a comunicação organizacional como queiram chama,r está no auge dos investimentos das organizações. E neste inteirim está a postura profissional dos comunicadores que devem saber aproveitar as oportunidades que se colocam neste mercado cada vez mais competitivo e como diria Paulo Nassar, cada vez mais mestiço.

Fonte Ilustração: Fator Relevante

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 27/02/2012 20:32

    Boa tarde,

    Sou da assessoria da Difusão Editora e gostaria que me passasse um endereço um para envio de um exemplar do livro Mídias Sociais… E agora? De Carolina Frazon Terra, lançamento editora.

    Att,

    • Ricardo Campos permalink*
      28/02/2012 00:41

      Olá Fabíola,

      que ótima notícia.

      Vou te encaminhar pelo e-mail.

      Obrigado e um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: