Skip to content

Reconhecimento da comunicação nas organizações: isso tem a ver com sua atuação

05/12/2011

Outro grande debate que sempre tem surgido nos eventos que tenho participado é a verdade sobre o papel e postura dos comunicadores nas organizações e a importância da comunicação como uma verdadeira ciência, que exige conhecimentos que vão além da técnica e seu entendimento por parte da gestão.

É muito comum nos eventos os participantes, principalmente os mais novos de mercado, dizerem que a gestão não entende o papel da comunicação, que ao chegar numa organização a demanda é sempre a mesma, simplesmente fazer o “jornalzinho”, colocar as informações na intranet e no jornal mural. “Eles não entendem a importância da comunicação e do meu papel” é uma frase comum.

Todo mundo entende de comunicação: liderança define as estratégias

Todo mundo entende de comunicação: liderança define as estratégias

Vamos com calma, cara-pálida, quem é o comunicador da história, o profissional que representa o setor ou os gestores que normalmente são de outras áreas? Quem estudou comunicação, que entende as técnicas e a adequação dos meios para realizar uma comunicação simétrica, eficaz e de resultados? E você profissional, como tem se posicionado nas organizações, como tem demonstrado o seu papel e o valor do seu trabalho?

Uma coisa é certa, com exceção das grandes organizações que investem maciçamente em comunicação, seja ela mercadológica, institucional ou no relacionamento, a grande maioria das empresas que são de pequeno e médio porte não conhece a importância da comunicação e as oportunidades para os negócios, a tratam como uma simples ferramenta e a ação mecanicista dos profissionais é a única exigência. Se alguém não chegar e informar e demonstrar ações que gerem resultado eles continuarão achando que qualquer um pode fazer a comunicação.

E o mais grave é que os comunicadores não se posicionam, aceitam passivamente a condição que lhes é imposta, ficam apenas na execução e não param para pensar na estratégia e nas melhores soluções, que muitas das vezes não é um jornal mural que vai resolver.

João Curvello da Abrapcorp e da UCB no Uni+ Comunicação e Ivone de Lourdes da Abrapcorp e PUC Minas em recente evento do Conrerp 3ª Região discorreram sobre esta situação de que nos entregamos totalmente a execução sem passar pela estratégia, não entendendo os por quês, não entendendo as pessoas e não nos posicionando, enfraquecendo desta forma nossa atividade frente a gestão.

Comunicadores devem liderar as estratégias de comunicação nas organizações

Comunicadores devem liderar as estratégias de comunicação nas organizações

Se não nos assumirmos enquanto profissionais que vão dar o direcionamento para a estratégia da comunicação nas organizações, se continuarmos no limbo, não teremos como demonstrar o quanto a comunicação impacta positivamente os resultados. Aí não adianta choramingar, continuaremos com o sentimento de que as organizações, sobretudo as pequenas e médias, acreditam que qualquer um pode fazer comunicação e que por isso mesmo não é necessário formação e muito menos valorização dos profissionais.

Profissionais estratégicos geram resultados, reconhecimento e valorização da área. Pense nisso.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 27/04/2012 20:20

    Perfeito. Fiz comunicação e penso que a comunicação é a base das relações. Em um ambiente profissional pode gerar novas oportunidades de negócio e resultados expressivos de divulgação,

    • Ricardo Campos permalink*
      02/06/2012 22:25

      O mercado tem nos mostrado isso né Sandro, de que a comunicação é a ponte para relações saudáveis entre as organizações e seus públicos. Mas o reconhecimento de nossa área de atuação depende muito do desempenho dos profissionais.

      Obrigado pelo comentário e visita.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: