Skip to content

Emoção, orgulho e empreendedorismo na campanha da Johnnie Walker

03/11/2011

Estes últimos dias fui abordado pelas minhas filhas que me perguntaram o sentido de uma das propagandas mais inteligentes e impactantes dos últimos tempos, a homenagem da Johnnie Walker ao Brasil. Intitulada de Keep Walking, Brazil, a campanha foi criada pela Neogama/BBH, com produção da The Mill e pela grande repercussão na rede é possível afirmar que mexeu com a emoção de muita gente.

Repercussão nas redes mostra que o "Gigante" mexeu com os brasileiros

Repercussão nas redes mostra que o "Gigante" mexeu com os brasileiros

Assim como mexeu comigo, uma pessoa que já tem algumas décadas nas costas e que cresceu ouvindo falar que o Brasil era um país de terceiro mundo, sem muitas oportunidades, vendo os brasileiros (principalmente mineiros de Governador Valadares e região) buscarem empregos nos Estados Unidos e ainda muitos declararem que não acreditavam na evolução do país. Um país grande, rico em commodities, mas que pouco produzia tecnologia e conhecimento, que pouco consumia e gerava renda, um país conhecido como um gigante adormecido.

A campanha que vem da série “Os Gigantes” já tinha veiculado outros dois grandes exemplos de superação, como o do corredor africano e do triatleta paraplégico que conseguiram superar os desafios impostos e chegaram ao topo. Mas com o último comercial a marca se relaciona diretamente com os brasileiros, um país que acordou, que hoje é uma potência mundial, que está ao lado das grandes nações, sendo convidado inclusive para ajudar a financiar a salvação da Europa que está em crise.

Mais do que uma jogada de marketing a Johnnie Walker conseguiu ir na essência do que uma boa propaganda consegue causar junto ao seu público: emoção e orgulho. Emoção e orgulho com o qual expliquei o sentido para as minhas filhas e com o qual gerou conversas entre amigos e comunicadores.

Mas além da emoção de brasileiro, a campanha também nos direciona para uma evolução contínua que merece atenção de gestores e empreendedores brasileiros.

E o que os empreendedores têm a ver com isso?

A mensagem também impacta aos empreendedores brasileiros, os chama para despertar para as grandes oportunidades que o país hoje proporciona, para que projetos possam se tornar realidade e para que sonhos possam sair do papel.

Além da imagem, um texto introdutório no canal da marca no youtube é também uma grande lição e uma demonstração de que se o gigante despertou agora é hora de mantê-lo em pé, firme como uma rocha.

Confira o texto introdutório:

No início dos tempos, na parte sul das Américas, habitava um gigante. Um dos poucos que andavam sobre a Terra. Gigante pela própria natureza, e sendo natureza ele próprio, era feito de rochas, terra e matas, que moldavam sua figura. Pássaros e bichos pousavam e viviam em seu corpo e rios corriam em suas veias. Era como um imenso pedaço de paisagem que andava e tinha vontade própria.

Caminhava com passadas vastas como vales e tinha a estatura de montanhas sobrepostas. Ao norte, em seu caminho, encontrava sol quente e brilhante nas quatro estações do ano. Ao sul, planaltos infindáveis. A oeste, planícies e terras cheias de diversidade. E a leste, quilômetros e quilômetros de praias onde o mar tocava a terra gentilmente, desde sempre. Havia também uma floresta como nenhuma outra no planeta. Tão grande, verde e viva que funcionava como o pulmão de todo o continente à sua volta.

Mesmo diante de tudo isso, um dia, enquanto caminhava, o gigante se inquietou. Parou então à beira-mar e ali, entre as águas quentes do Atlântico e uma porção de terra que subia em morros, deitou-se. E, deitado nesse berço esplêndido, olhou para o céu azul acima se perguntando: “O que me faz gigante?”.

Em seguida, imaginando respostas, caiu em sono profundo. Por eras, que para os gigantes são horas, ele dormiu. Seu corpo gigantesco estirado, o joelho dobrado formando um grande monte, uma rocha imensa denunciando seu torso titânico e a cabeça indizível, coberta de árvores e limo. Dormiu até se tornar lenda no mundo. Uma lenda que dizia que o futuro pertencia ao gigante, mas que ele nunca acordaria e que o futuro seria para ele sempre isso: futuro.

No entanto, com o passar do tempo ficou claro que nem mesmo as lendas devem dizer “nunca”. Depois de muito sonhar com a pergunta sobre si, o gigante finalmente despertou com a resposta. Acordou, ergueu-se sobre a terra da qual era parte e ficou de frente para o horizonte.  Tirou então um dos pés do chão e, adentrando o mar, deu um primeiro passo. Um passo decidido em direção ao mundo lá fora para encontrar seu destino. Agora sabendo que o que o faz um gigante não é seu tamanho, mas o tamanho dos passos que dá.

Portanto Keep Walking, Brazil.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 15/01/2012 19:58

    Boa tarde, quero fazer meu TCC que começo agora em março referente a sustentabilidade, faço administração de empresas, porém não sei o que poderia abordar dentro dedste tema, estou bem confusa. Pretendo fazer em uma empresa distribuidora de cosméticos, porém ela somente revende e distribui, não fabrica nenhum produto, o que eu poderia abordar? ou outra empresa, não sei, podes me ajudar? Pode responder para meu email, acho melhor.

    • Ricardo Campos permalink*
      11/02/2012 14:14

      Olá Soriane,

      Mesmo não produzindo a empresa em que atua impacta o ambiente e a comunidade em que está inserida. Mas acredito que pensar em sustentabilidade é muito mais do que pensar nos impactos inclusive, é a responsabilidade de cada com nosso mundo, com as pessoas e tudo que nos cerca. Temos que lembrar que Sustentabilidade está balizada por três pilares: o social, o ambiental e o econômico.

      Assim proporcionar ações neste três sentidos é o grande desafio. Não sei a estrutura da empresa, mas com certeza uma série de ações ela pode fazer para atuar de forma sustentável, seja internamente fazendo e incentivando a coleta seletiva, o abandono de copos descartáveis, seja incentivando os funcionários em ações sociais e de saúde, ou externamente com apoio a educação ou ações da comunidade em que está inserida. Estes são apenas alguns exemplos.

      Desejo sucesso no seu TCC.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: