Skip to content

Ecom Diálogos: a gestão da comunicação nas redes sociais

08/09/2011

No último dia 30 de agosto aconteceu mais uma edição do Ecom Diálogos, evento criado pelas empresas participantes do Grupo de Estudos em Comunicação – ECOM que se reúnem mensalmente para discutir a comunicação nas organizações.

Tive o prazer de fazer parte da equipe organizadora que conseguiu reunir no UniBH mais de 160 comunicadores para dialogar sobre a “Gestão da Comunicação nas Redes Sociais – Como grandes empresas enfrentam o desafio da comunicação nas mídias sociais” com apresentações de cases da Fiat, da Cemig e do Facebook.

A Fiat apresentou o case “A maior entrevista coletiva do mundo” em que a rede foi utilizada no lançamento do novo Fiat Uno. A ferramenta escolhida foi o Formspring que teve mais de 12 mil perguntas e em que a empresa conseguiu dialogar com milhares de pessoas. A Cemig discorreu sobre sua presença na Web e a Reputação Digital, demonstrando como é difícil as empresas ficarem fora das mídias sociais, quando seus clientes já estão emitindo opiniões sobre a empresa e nem sempre conceitos positivos. Já o Cruzeiro demonstrou como o Facebook tem se tornado um dos principais canais de relacionamento do time com sua torcida. A estratégia da comunicação tem encontrado nesta rede social todas as possibilidades de interação com seu público. Ao final das apresentações o evento se concentrou no diálogo com todos os presentes que puderam realizar perguntas e reflexões.

Mais do que apresentar os cases que na verdade foram o mote para uma discussão maior, ficou claro que as organizações devem sim estar nas redes e interagir e se relacionar com seus públicos, mesmo frente a todos os desafios. Hoje vivemos um novo momento e a presença na rede amplia a visão de negócio, as oportunidades e os resultados das organizações. Mesmo aquelas que não lidam diretamente com um consumidor final, a interação com o público pode trazer elementos para melhoria dos produtos ou serviços.

As discussões demonstraram também que o mundo das mídias sociais ainda está sendo descoberto pelas grandes empresas e que muitas possibilidades ainda estão por vir, o que abre oportunidades para novos profissionais que possuem conhecimento sobre as mídias e suas ferramentas.

Mais um evento do Ecom que movimentou o mercado mineiro.

Sobre o Ecom

O ECOM é um Grupo de Estudos em Comunicação que reúne cerca de 50 profissionais de comunicação corporativa de 25 grandes empresas, entre elas Cemig, Cruzeiro, Copasa, Hermes Pardini, Usiminas, ALE, UniBH, Fiat, dentre outras.

O grupo se reúne mensalmente para discutir a comunicação corporativa e seus impactos nos resultados das organizações.

Siga o Ecom no Facebook e também no twitter

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: