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A Diferenciação por Atributos Irrelevantes

08/08/2011

Depois de longos dias sem conseguir reproduzir neste espaço minhas reflexões, hoje consegui um tempo na agenda para voltar a falar um pouco sobre comunicação e gestão. Apesar de não escrever a mente esteve ocupada em colocar em prática as ações do planejamento na instituição de ensino que atuo e também na D’Minas Turismo. Na primeira, todos os processos de captação estão abertos neste período e na segunda o crescimento rápido faz com que os desafios para 2012 sejam ainda maiores e que portanto devemos antecipar ações que serão implementadas no futuro, sem desconsiderar o que já está acontecendo no presente.

Ao fazer as reflexões em torno do negócio da minha empresa sempre tento me colocar no lugar do outro, clientes (operadoras) e turistas para poder entender onde posso melhorar e evoluir nosso negócio. E apesar de sempre constar em nosso planejamento ações de alto impacto acabamos percebendo que algumas regras continuam válidas para a maioria dos negócios que é o bom atendimento, a entrega do acordado e diferenciais que fazem a empresa se destacar e ter o apreço dos clientes e fornecedores.

Pequenas ações podem fazer uma grande diferença

Pequenas ações podem fazer uma grande diferença

O mais incrível é que estes diferenciais não necessitam de grandes investimentos para que sua organização possa encantar os clientes e os públicos com os quais se relaciona. As organizações podem se utilizar da técnica do DAI – Diferenciação por Atributos Irrelevantes, pequenas ações que podem não fazer tanta diferença, mas que podem impactar positivamente a experiência do cliente com a marca, produto ou serviço.

E estas ações e atitudes chamadas de irrelevantes fazem uma grande diferença para os clientes num cenário onde produtos e serviços são muito parecidos. A diferenciação pode gerar resultados espetaculares, com baixo investimento.

Neste mundo onde somos impelidos a inovar por inovar é necessário antes de tudo verificar se estamos fazendo o dever de casa com o básico e ainda descobrir que para se diferenciar não é necessário grandes investimentos.

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2 Comentários leave one →
  1. Ivan permalink
    30/10/2011 19:18

    Olá Ricardo,

    Como sempre expondo idéias pertinentes!

    Em relação ao texto (obviamente fruto da expertise que adiquiriu), posso dizer que com a experiência que tenho conquistado diariamente em uma grande central de atendimento, que realmente, o grande diferencial de uma empresa perante seus clientes está na sua capacidade de entrega. Ainda, na antecipação das necessidades de cada cliente.
    Isso é possível com um time organizado (Conhecedor dos processos), focado, multiplicador e com forte senso de pertinência. “A gestão é fundamental.”.

    Parabéns pelo sucesso!
    Um forte abraço.
    Ivan.

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2011 02:54

      Olá Ivan,

      Realmente a capacidade de entrega daquilo a que se propõe e a antecipação das necesidades é fundamental para o sucesso de uma organização. E quando se tem histórico e se sabe trabalhar com os erros e acertos que já aconteceram é muito mais fácil para uma organização ter uma gestão mais eficiente.

      Obrigado pela sua visita e contribuição.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

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