Skip to content

Comunicação e estratégia no mercado de turismo

13/05/2011

Estou a dois anos e meio a frente da D’Minas Turismo e muitos aprendizados fizeram parte desta caminhada, tanto em termos de gestão como de estratégia. Mas um dos principais aprendizados foi a comprovação da importância da comunicação no alinhamento estratégico da instituição para posicionamento da marca no mercado e a conquista de parcela expressiva no market share.

E os resultados comprovam que além de estratégias de gestão a comunicação é elemento essencial para que uma marca possa chegar ao seu público alvo e possibilitar um envolvimento que vai além da relação comercial, mas sentimental.

Comunicação: estratégia é a base para o sucesso

Comunicação: estratégia é a base para o sucesso

No turismo a comunicação tem características especiais, pois lidamos com expectativas, sentimentos e desejos muito mais aflorados, pois viagens são frutos de sonhos, de planejamento e alto investimento, tornando o processo comunicacional mais complexo. No turismo receptivo, que é o foco de minha agência, lidamos ainda com um bem muito valoroso que exige ainda mais responsabilidade: o destino.

Minas Gerais é um dos estados mais completos do Brasil, só não tem praia. Pela sua grande extensão territorial é possível encontrar destinos e atrativos variados que aliam natureza e cultura, e que proporcionam vivências únicas. Mas ao mesmo tempo, em um país tropical com lugares paradisíacos não é fácil competir com outros destinos nacionais que tem apelos mais comerciais. É necessário portanto colocar a disposição do turista informações que demonstrem toda a beleza e todas as possibilidades encontradas no estado. A agência é só parte do processo.

E por causa desta característica peculiar é que a comunicação no turismo exige dos profissionais foco nas estratégias e no investimento em comunicação. Mais do que divulgar a agência o destino se torna a matéria prima para a construção de uma comunicação eficaz e o estabelecimento de relacionamentos.

O fato é que a comunicação além de um bom planejamento tem que estar intimamente ligada a estratégia empresarial, mantendo o foco nos resultados que se espera alcançar.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 27/06/2011 20:15

    Minha primeira graduação foi Turismo, não terminei por descobrir o curso de Relações Públicas, porém nunca consegui separar os dois. Os pontos em comum contribuíram muito para minha formação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: