Skip to content

Empresas mineiras debatem a Web 2.0

04/04/2011

No encontro de março do Ecom o tema foi as redes sociais nas organizações. Foram apresentados três cases que demonstraram os desafios, os perigos e os cuidados que as organizações estão tendo ao se inserirem onde as marcas e consumidores estão alinhados para falar de igual para igual.

O primeiro case apresentado foi da Coca-Cola em ação no twitter com um seguidor e que gerou um grande buzz para a empresa. Ao mesmo tempo que a ousadia de uma ação que foi em termos de custo muito barata e gerou uma grande repercussão, ao mesmo tempo gerou uma série de questionamentos dos seguidores da marca sobre a intencionalidade, já que a pessoa agraciada na ação era um formador de opinião. A área de comunicação não tinha nenhum conhecimento sobre o agraciado, mas mesmo assim teve que lidar com a desconfiança de muitos seguidores.

O segundo case foi da Converteam que apresentou sua ferramenta de compartilhamento de palavras e termos técnicos intitulado de Wikiwords. Assim como o Wikipédia a ferramenta tem como o objetivo de que os funcionários compartilhem as palavras e termos técnicos utilizados na empresa numa construção coletiva. O desafio para área de comunicação está sendo mobilizar a unidade do Brasil a contribuir para esta construção, já que a participação deste a implantação da ferramenta não vem sendo expressiva. Ou seja, não basta ter a ferramenta, sendo necessário engajar os funcionários a  participarem do processo de construção e atualização.

Social Media: empresas ainda discutem sua importância e efetividade

Social Media: empresas ainda discutem sua importância e efetividade

Assim como a Coca-Cola, o terceiro case apresentado mexe com a paixão das pessoas, movimenta a web em torno de discussões que muitas vezes fogem do racional. A terceira apresentação foi da equipe do Cruzeiro Esporte Clube com case do Facebook. O desafio de gerenciar conflitos e interesses diversos dos torcedores é a cerne dos desafios do clube na ferramenta. O espaço apresenta conteúdos exclusivos, como as fotos enviadas pelos torcedores, mas as notícias são todas direcionadas para o site do clube.

Dentro dos debates se discutiu ainda a questão dos perfis não oficiais que levam e respondem em nome da marca. Muitas empresas que ainda não estão nas redes já se depararam com o problema e ainda não conseguiram identificar as pessoas que indevidamente assumiram tal identidade. Outro questionamento é sobre a segurança da informação, já que já existem diversos exemplos em que funcionários revelaram informações estratégias e confidênciais via mídias sociais.

A certeza é que a questão das mídias e redes sociais ainda gera calorosas discussões sobre a sua efetividade para as grandes organizações. É por isso que o grande tema do Ecom Diálogos deve seguir nesta linha. Teremos um espaço para as empresas compartilharem suas expectativas, suas angustias e objetivos com relação a este novo momento da comunicação.

O Ecom Diálogos acontece no início de junho e promete mais uma vez movimentar a capital mineira neste encontro de gestores e líderes da comunicação empresarial mineira. Em breve compartilho mais notícias sobre o evento.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Nazareth permalink
    01/11/2011 12:27

    Ricardo boa tarde.
    Eu sou mocambicano e gostava de ingressar a faculdade no ano seguinte ao curso de bacharel em gestao de negocios. Porem tenho duvidas ainda sobre as saidas profissionais para este curso. E outra preocupacao que tenho e sobre a comunicacao, venho notando que por vezes tento me expressar de certa forma, porem as pessoas me interpretam de outra e nao muito boa confundindo as vezes meu ponto de vista ou personalidade. que faco?

    • Ricardo Campos permalink*
      03/11/2011 01:47

      Olá Anderson,

      Sobre as saídas acredito que já dei exemplos em textos como o Gestor de Negócios e o sucesso organizacional, o qual recomendo a leitura. Sobre o problema do idioma recomendo fazer um curso de português para estrangeiros onde você poderá se familiarizar com nossa lingua.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: