Skip to content

Você é solução ou problema?

01/03/2011

Para quem está envolvido com a gestão ou a liderança nas organizações é fácil perceber que gerir pessoas é uma tarefa muito complexa, afinal são muitas expectativas de quem ocupa um cargo em qualquer empresa. São sonhos, desejos e necessidades que envolvem um liderado. Não é a toa que hoje existem boas literaturas e cursos para formação de bases conceituais para um gestor que queira realmente ser um líder e não apenas um chefe.

Mas o mais importante e que as pessoas precisam aprender é que a empresa também contrata um funcionário para resolver determinado problema, problema este que exige a alocação da mão de obra. A empresa numa contratação também coloca sobre o contratado uma série de expectativas. Esta reflexão é porque hoje muitos empregados em vez de solução são a fonte do problema, geram perda de produtividade e prejuízos para as organizações.

 

Funcionário: solução ou problema?

Funcionário: solução ou problema?

Este tipo de profissional está sempre reclamando, seja das demandas, do salário e até da vida pessoal. Quando solicitado para resolver um problema, ele logo apresenta uma série de objeções e dificuldades, mas do processo, nunca da sua incapacidade de fazer acontecer. E esta “fruta podre” acaba por contaminar toda a equipe e o esforço de um comandante que muita das vezes consegue fazer um bom trabalho de gestão, mas que acaba minado se não identificar a tempo a fonte dos problemas.

Tanto empresa quanto empregado tem expectativas numa relação de trabalho, com a diferença que é muito mais fácil para a empresa colocar para fora o funcionário problema do que um funcionário reclamão e pouco proativo arrumar uma colocação melhor e despedir a empresa.

Então fica a dica: seja a solução e não o problema.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: