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Existe uma verdade absoluta para o sucesso empresarial?

17/01/2011

No mundo dos negócios e da gestão existe uma grande verdade que leva as empresas ao sucesso? A cada leitura que faço de obras consagradas como as grandes bíblias da gestão ou mesmo da área de comunicação uma coisa fica cada vez mais evidente: não existem estratégias ou algum conjunto de ações que garantam 100% o alcance do tão desejado sucesso empresarial.

Em recentes leituras sobre estratégia, inovação, planejamento, execução e comunicação, é notório as constantes mudanças por que passam as chamadas “verdades absolutas” tão propagadas pelos gurus editoriais. Se ontem as estratégias de empresas como Xerox, GM, Chrysler, Citigroup, Starbucks eram as mais inovadoras e revolucionarias hoje se acusa os CEOs de não perceberem que no longo prazo as estratégias não teriam um efeito eficaz.  A cada novo livro um novo segredo é descoberto.

A grande verdade é que não existem verdades absolutas. O que foi bom ontem já não é bom hoje, o que foi aplicado com sucesso em determinada empresa pode não ter o mesmo efeito em outra. Não quero aqui ser um anarquista e propor que as empresas, seus presidentes e diretores deixem de lado suas estratégias, metas e planos de ação, mas que a gestão não seja movida por modelos que sempre aparecem como a solução para os problemas do empresariado.

Gurus editoriais: inspiração é válida, mas aplicação de conceitos não deve ser feita sem análise e planejamento a luz do negócio.

Gurus editoriais: inspiração é válida, mas aplicação de conceitos não deve ser feita sem análise e planejamento a luz do negócio.

A inspiração de uma boa leitura é essencial, mas é preciso manter-se atento ao mercado e principalmente aos seus clientes, perceber as movimentações e os direcionamentos que não são dados por nenhuma obra, mas sim por pesquisas, por inteligência e por muito feeling de quem está no comando.

As estratégias das empresas destacadas e os modelos de gestão utilizados foram bons e lucrativos para elas naquele momento. Servem de inspiração, mas sua aplicação deve ocorrer desde que isso seja o que seus clientes, parceiros, fornecedores e a sociedade esperam da empresa e de sua gestão. Se não pode ser um investimento sem retorno para o negócio.

Mas o mais importante é a sensibilidade de identificar junto ao seu mercado que ele está mudando e que é necessário alterar os rumos. Inovar e criar novas formas de atender o que o seu mercado, que não linear em suas escolhas, busca naquele momento.

Outro dia li um ótimo artigo que coloca as mídias sociais como um bom exemplo. Hoje as empresas são pressionadas a estarem na rede, e mesmo sem ter uma base sólida que sustente as possíveis crises, as empresas se enveredam por caminhos onde o consumidor e internauta é quem está no comando, sendo capaz de impor as empresas sérios prejuízos financeiros e de imagem. Assim é preciso antes de se aventurar nas mídias sociais ter um produto ou serviço de qualidade, dedicar um atendimento superior ao cliente, estar disposto ao diálogo, de reconhecer e repor os prejuízos que possam ter sido causados, de surpreender a quem com um clique pode disseminar uma informação que pode colocar sua empresa no “olho do furacão”. Agir com informações consolidadas e não apenas por que um autor, que não conhece seu mercado, disse o que você precisa fazer para chegar ao sucesso.

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2 Comentários leave one →
  1. 27/04/2012 20:10

    Pode ser que não haja uma fórmula mágica. Mais existem caminhos alternativos através de métodos e modelos de avaliação e medição de evolução e desempenho empresarial.

    • Ricardo Campos permalink*
      02/06/2012 22:23

      Claro, concordo Sandro que existem métodos e modelos, mas fórmula mágica isso não existe, pois o que dá certo para uma empresa, em outra pelas caracteristicas de mercado pode não dar certo.

      Obrigado pela visita.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

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