Skip to content

O ciclo PDCA e as relações públicas

16/11/2010

Muitos teóricos já destacaram a importância das relações públicas como parte integrante da administração das empresas, muitos inclusive acreditam que a área não deveria estar ligada a comunicação, mas sim a administração.

E as semelhanças entre algumas abordagens ficam ainda mais evidentes quando paramos para analisar. Um destes exemplos é o Ciclo PDCA que tem como foco a melhoria contínua dentro de determinado sistema de gestão, que é utilizada para análise e melhoria dos processos organizacionais e para eficiência na utilização dos recursos humanos e materiais, e que é extremamente semelhante a gestão de um processo de relações públicas.

O ciclo PDCA consiste em quatro princípios básicos em que suas iniciais dão origem ao seu nome:

– Plan – Planejar

Nesta fase identifica o problema ou objetivo, levanta-se as informações necessárias, analisa as variáveis, define-se as metas e elabora um plano de ação.

– Do – Executar

Nesta fase executa-se o que foi definido no planejamento, treina e educa os públicos.

– Check – Verificar/checar

Nesta fase verifica-se os resultados das ações, se tudo foi executado como o planejamento, se as metas foram atingidas, se houve desvios, etc.

– Action – Ação

Nesta fase implementa-se ações corretivas conforme os resultados apresentados ou ações preventivas que balizaram o gerenciamento permanente dos resultados e adequações futuras.

Utilizado como uma ferramenta gerencial para a tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, o processo assemelha-se a gestão de um processo de relações públicas, garantindo eficiência no trabalho de comunicação realizado nas organizações.

Os profissionais de relações públicas têm como base do seu trabalho o planejamento onde se define todo o trabalho de comunicação que será realizado, quais os objetivos e metas, qual a situação atual e aonde se quer chegar e quais os métodos necessários para o alcance dos resultados. Na sequência ocorre a execução do planejamento, as análises, as correções e o monitoramente permanente dos resultados.

Assim temos mais uma interlocução entre a atividade de relações públicas e a área de administração, sendo que ambas tem como cerne do seu trabalho propiciar resultados positivos para as organizações.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 17/11/2010 00:03

    Na agência de comunicação integrada que trabalho adotamos a filosofia do ciclo PDCA na gestão do planejamento de comunicação, valorizando a importância do planejar, analisar, executar e avaliar.

    • Ricardo Campos permalink*
      02/12/2010 03:31

      Olá Juliana,

      A prática do PDCA transforma nosso planejamento num círculo produtivo continuo e flexivel para transformações, que ajudam as organizações a agirem de forma mais inteligente e pró-ativa.

      Obrigado por compartilhar sua experiência.

      Abs.

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: