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Todo mundo quer ter uma logomarca

05/10/2010

É incrível quando analisamos as empresas e identificamos que a grande maioria, apesar de suas especificidades e peculiaridades, tem os mesmos desafios quando o assunto é comunicação e o trato com a imagem.

Uma coisa simples, mas que pode causar grandes problemas para a comunicação interna é a utilização de logomarcas que são criadas, muitas vezes, sem um objetivo estratégico e fugindo das orientações previstas no manual de aplicação desenvolvido pela área de comunicação.

Este problema é mais comum do que pensamos, e principalmente nas grandes empresas que tem diversas unidades e setores que simultaneamente desenvolvem uma série de projetos. Imbuídos por um desejo de se destacar neste emaranhado de projetos, de ter um destaque interno, muitas áreas criam sem nenhuma orientação da área de comunicação e sem nenhuma coerência com a estratégia institucional diversas logomarcas que poluem o ambiente de trabalho e causam sérios problemas na unidade entre as equipes. Quando estamos neste ambiente a impressão é que temos várias empresas dentro de uma empresa.

Vale: um exemplo de empresa que unificou as diversas marcas de empresas e projetos do grupo

Vale: um exemplo de empresa que unificou as diversas marcas de empresas e projetos do grupo

Apesar desta situação ser verdadeira, afinal muitas empresas tem atuação e posturas diferentes entre as unidades de trabalho, a marca global da empresa é mais importante do que qualquer eventual destaque individual.

A utilização de vários registros vai contra a unidade proporcionada por uma marca forte, que institucionalizada é a tradução dos valores de uma organização, que evidencia os produtos e serviços, que é a alma do negócio.

Em situações profissionais próprias, em apresentações de cases e em reuniões de comunicadores esta questão é sempre evidenciada. E a solução tem sido combater a criação de logomarcas pelos setores, colocando a disposição dos funcionários e lideranças uma gama de informações, normatizando a utilização por meio de manuais de aplicação da marca, denotando ao setor de comunicação a avaliação e a aprovação desta aplicação.

Ao criar uma unicidade nos procedimentos, o resultado para quem empreende este planejamento é uma marca forte, que se consolidará em todo o trabalho realizado pela organização, que estará representada em todas as instâncias.

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