Skip to content

O que está em pauta na comunicação empresarial em Minas

13/09/2010

Iniciei no final de agosto, minha participação como um dos representantes da instituição em que atuo, no ECOM, um grupo formado exclusivamente por profissionais de comunicação que representam 25 empresas do mercado mineiro em diversas áreas da economia, e que além de compartilhar as melhores práticas agora tem como intuito transformar o conhecimento gerado em artigos, publicações e até em cursos para atender a capital mineira.

Entrei para o grupo neste momento muito especial, já que saímos de um formato apenas das apresentações de case, para transformar toda esta experiência de grandes empresas como VM, Converteam, Vale, Usiminas, Copasa, dentre outras, em conhecimento que servirá de suporte para o mercado e também para a academia.

Uma das situações que debatemos, principalmente por estar inserido na academia, é que hoje os cursos de comunicação precisam passar urgentemente pela reformulação de seus currículos, pois as necessidades das empresas já não são as mesmas de ontem. Existe por parte do mercado uma necessidade maior de disciplinas mais atuais e mais práticas, o que é totalmente pertinente quando temos profissões diretamente ligadas ao mercado.

Na oportunidade destaquei que apesar de uma atualização urgente, é importante que todos refletissem sobre a missão de uma universidade, que tem na sua cerne a formação plena do indivíduo, como um cidadão com capacidade crítica e analítica, como pessoa com a influência de valores para o convívio em sociedade e não apenas como um profissional balizado apenas por ensinamentos da técnica. Por isso é que temos disciplinas como sociologia, filosofia, antropologia e outras matérias mais conceituais.

Ecom: temas atuais que afligem os comunicadores

Ecom: temas atuais que afligem os comunicadores

Mas uma das características mais marcantes deste primeiro encontro que participei foi já perceber alguns temas que afligem os comunicadores e que necessitam de um debate constante sobre as soluções que estão sendo implementadas nas organizações. São elas:

Comunicação nas novas tecnologias – quando é necessários e quais as melhores mídias para determinados tipos de negócios.

Mensuração dos resultados – como e quais técnicas devem ser utilizadas para se ter uma apuração mais concreta dos resultados e do ROI na área de comunicação.

Sustentabilidade – como agir e como comunicar o trabalho da organização na área de sustentabilidade, além de entender quais os desafios para transformar este trabalho em um efetivo valor da empresa.

A comunicação como valor e como staff da alta gestão – como obter reconhecimento da alta gestão e demonstrar a importância da comunicação para sobrevivência empresarial.

Com estes grandes temas é que acredito que se darão as discussões seguintes. Após novos encontros deixarei aqui as minhas impressões.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: