Skip to content

A informação que queremos é a informação que obtemos

23/08/2010

A informação é poder, inclusive já discorri sobre esta questão em um dos primeiros posts deste blog onde relatei como ao longo dos tempos o controle da informação fez parte das nossas vidas, com os governantes padronizando o nosso pensamento e nossa forma de agir.

Não muito diferente, já em tempos de liberdade de expressão e com acesso as mídias de massa, passamos a viver uma nova ditadura da informação, com as emissoras de televisão ditando nosso modo de viver, de pensar, de agir, com as revistas semanais com matérias contaminadas por interesses políticos e empresariais, além do rádio que também está repleto de profissionais cheios de vícios.

Com a chegada da internet democratizamos a informação e o cidadão pode ter acesso a conteúdos de seu interesse e aprofundar seu conhecimento com matérias de várias fontes, podendo fazer contrapontos entre correntes de pensamento diferentes, de emitir sua opinião para o mundo, de se manifestar e provocar reações pelo meio digital.

Mas apesar desta variedade, deste poder, será que realmente queremos consumir uma informação de qualidade? Será que queremos debater os grandes temas de nossa sociedade, buscando estimular o debate e a troca de pensamentos? Será que queremos despender nosso tempo na busca por soluções aos problemas que afetam o nosso dia a dia, ou será que é mais cômodo continuar vivendo na sociedade do espetáculo, onde a vida de celebridades que nada acrescentam para nosso dia a dia se torna a pauta do dia, não apenas no nosso imaginário, mas também dos veículos de informação.

Grafite pelas ruas do país: contra a ditadura da informação

Grafite pelas ruas do país: contra a ditadura da informação

Em evento organizado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH que discutiu os rumos e tendências da comunicação e que reuniu os comunicadores Marcelo Tas, Caco Barcelos, além de representantes das empresas de comunicação como diretor executivo dos Diários Associados, Geraldo Teixeira da Costa, e diretor-presidente da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro, este aspecto sobre a relevância da informação foi abordada pelos presentes.

Segundo Emanuel Carneiro, as pessoas pedem para que a emissora de rádio aborde mais aspectos das celebridades em detrimento a uma programação mais informativa e mais cultural, da mesma forma o Geraldo Teixeira revelou que se você quer aumentar a visitação do seu portal, você tem que colocar uma área específica que fale da vida das celebridades. É uma fórmula perfeita para alavancar a audiência. A audiência da TV Cultura, que possui uma programação rica em história e cultura, sempre foi motivo de questionamento, pois os índices são muito baixos.

Caco Barcelos em sua exposição disse que este novo consumidor de informação ainda é pouco mobilizador, ainda é muito passivo as informações que recebe e que replica sem questionamento.

Iniciamos agora em agosto um grande momento para nossa nação, momento que deveria ser de debate e grande reflexão por parte de cada cidadão. Mas as eleições deste ano demonstram que o brasileiro não quer e não sabe discutir os problemas do nosso país, bem como as soluções que deverão fazer parte da estratégia de nossos futuros governantes. Chegamos ao ponto do primeiro debate com os presidenciáveis na Band ter uma audiência pífia frente ao futebol transmitido por outra emissora.

Se hoje temos informação de qualidade a nossa disposição, falta uma postura mais cidadã, mais responsável de cada um de nós. Afinal, a informação que queremos é a informação que obtemos e temos optado pela pior parte, como discutir o fim do casamento de fulano, a briga de ciclano e o novo amor de beltrano.

Fica este post para reflexão, mais uma pílula num vasto mar de informação, para que possamos ser uma nação mais consciente, mais crítica e mais atuante.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 25/08/2010 20:15

    Olá,
    Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
    Atenciosamente,
    Roberto Lion Motta

    Editora Quantum – Revista VendaMais

    http://www.editoraquantum.com.br
    http://www.vendamais.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: