Skip to content

A arte da gestão: planejamento garante sobrevivência

11/07/2010

A estatística é categórica, mais de 70% das empresas fecham as portas antes dos 2 anos de sua abertura. Esta estatística se perdura por muitos anos, apesar dos empresários estarem a cada dia mais esclarecidos e de terem a sua disposição um manancial de informações sobre gestão e principalmente sobre a necessidade de planejamento.

Se a informação não é o problema, por que o empresariado persiste em abrir e gerir seu negócio sem planejamento?

O que podemos observar no mercado é a insistência de se abrir um negócio na base do feeling, sem uma pesquisa de mercado, uma análise da concorrência e das necessidades do cliente. Mesmo com uma boa formação, tudo é feito de uma forma pouco profissional.

Outro ponto primordial para a falta de sucesso dos negócios é a falta de planejamento com relação aos investimentos no início do empreendimento. Acreditando no rápido retorno do negócio, é muito comum que os empresários se esqueçam de prever um período inicial de baixas na venda de produtos e serviços, até a conquista do mercado e da construção de uma carteira de clientes, de reservar valores para capital de giro necessário para as negociações de longo prazo, compra de insumos e pagamento de outros fornecedores.

Para aqueles empreendedores que não querem virar estatística fica a dica de uma série de materiais que podem auxiliá-lo no planejamento e gestão de seu empreendimento, elaborados pelo SEBRAE e voltados para pequenas e médias empresas.

Série Guia do Empreendedor – composta por 5 fascículos e traz informações básicas sobre a gestão das Micro e Pequenas Empresa.

Série Comece Certo – mostra como dar a largada em 44 tipos de negócios.

Como elaborar um plano de negócios – software para elaboração do Plano de Negócios, um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um Plano de Negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Ficam as dicas para que seu negócio possa ser perene, gerando oportunidades e renda e ajudando o país a crescer ainda mais.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 15/07/2010 17:03

    Oi Ricardo, muito boas e válidas estas dicas.
    Afinal, a cada ano que passa mais empresas acabam se afundando por falta de uma visão correta dos negócios.

    Abs.
    Maira – http://makecom.blogspot.com

    • Ricardo Campos permalink*
      17/07/2010 16:55

      Pois é Maira,

      Iniciar um negócio, ser um empreendedor, mas sem se preparar, sem se planejar, é querer fazer parte de uma estatistica negativa a respeito da sobrevivência de nossas empresas.

      Obrigado pela sua visita e comentário.

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: