Skip to content

Balanços e relatórios: documentos contábeis como estratégia de Relações Públicas

22/06/2010

Ninguém gosta de jogar em time que está perdendo, não é mesmo? Pelo menos esta é a máxima válida para a maioria das situações no nosso cotidiano, seja como investidores, como profissionais e até como consumidores. Queremos estar ao lado de quem é bom de fato ou consumir produtos que são de notória qualidade.

Num cenário de grande competitividade, onde nenhum setor econômico está isento de enfrentar a concorrência de empresas nacionais e até de grupos internacionais, já não basta a promessa de que sua empresa ou o seu produto é o melhor. Todos os públicos que tem determinado interesse na sua empresa querem saber de fato como ela vai conseguir atender aos seus objetivos, aos seus desejos e as suas necessidades.

Neste contexto a informação tem um papel preponderante na formação da percepção da imagem institucional e da opinião pública sobre determinada empresa. Os públicos estão a cada dia mais atentos sobre as marcas que consomem, querem a informação mercadológica, querem também a interatividade proporcionada pelo advento da internet, mas querem principalmente as informações especializadas, aquelas que são auditadas por consultorias independentes e as quais transmitem credibilidade ao conteúdo.

Conforme relatado por Manoel Marcondes Neto em sua obra “Relações Públicas e Marketing. Convergências entre Comunicação e Administração” a informação condensada em balanços, demonstrativos de resultados e relatórios anuais vem se tornando a cada dia um instrumento de apoio para o trabalho das relações públicas. São os documentos contábeis utilizados como estratégia para o fortalecimento da imagem institucional, da reputação e da opinião pública sobre estas empresas.

Balanços e documentos contábeis: favorecendo a imagem institucional

Balanços e documentos contábeis: favorecendo a imagem institucional

A divulgação dos relatórios anuais se tornaram para as empresas um momento de promoção institucional, sendo aguardado com expectativa por públicos importantes para as organizações. Se antes o interesse por estes documentos era essencialmente de investidores, que buscavam informações sobre a saúde financeira das empresas para balizar as suas decisões na compra de ações, hoje os relatórios estão mais completos e trazem informações que interessam a toda a sociedade, como a responsabilidade sócio-ambiental e o lucro social gerado pela atividade empresarial.

A utilização estratégica destes documentos junto aos públicos da organização é um diferencial na construção de um relacionamento mais efetivo e consequentemente no fortalecimento da imagem institucional.

Na prática os relatórios anuais são importantes para que as empresas possam captar investimentos junto ao mercado acionário, junto ao sistema bancário ou para acessar linhas de crédito governamentais. O mercado analisa como está o fôlego da empresa, seus projetos, o que favorece a construção de novas parcerias. É um apoio interessante também para a área de recursos humanos para captação e retenção de talentos, num mercado carente de mão de obra especializada. Já para o consumidor final é um suporte para uma decisão de compra mais consciente, sobre a atuação social e ambiental da empresa.

A formação de uma imagem institucional favorável na atualidade se dá por conta da ampla atuação das empresas na sociedade e de sua interferência na realidade social.

Estamos inseridos numa sociedade muito bem informada, onde a comunicação mercadológica já não basta para que as empresas tenham uma boa percepção por parte da opinião pública. A informação disponibilizada com transparência por meio destes documentos se torna um importante fundamento para que as organizações tenham credibilidade junto aos seus públicos.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 22/06/2010 01:01

    Apesar de as empresas estarem ‘nuas’ hoje com tanta possibilidade de informação, um material institucional (oficial) e muitas vezes referendado por orgãos como o Instituto Ethos com certeza fortalece a imagem e a atuação da empresa.

    Mateus

    • Ricardo Campos permalink*
      30/06/2010 00:37

      Valeu Mateus por sempre expressar sua opinião. Como profisisonais de RP devemos saber que os documentos oficiais são importantes para a formação de uma imagem institucional positiva perante a públicos de interesse. Este tipo de material é importante para reforçar o discurso institucional, que não pode estar desvinculado da realidade.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  2. 07/07/2010 16:18

    Olá Ricardo!! Td bem..
    Mais um belissímo texto.. ADOROOO.. Parabéns!
    Recentemente defendi meu Tcc e o tema foi A função política das Relações Públicas e a perspectiva da Sustentabilidade Social, o qual cita em um dos capítulos a questão da coêrencia entre o discurso e prática, o que tem bem haver com o seu texto.
    Quem tiver interesse na leitura pode me escrever.
    karlacarolina@gmail.com

    Abraço!

    • Ricardo Campos permalink*
      11/07/2010 13:49

      Olá Carla,

      Obrigado pela sua visita e pela bela dica. Com certeza vou querer conhecer sua obra.
      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: