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A Copa do Mundo e a comunicação interna

15/06/2010

Hoje é o grande dia, depois de uma espera de quatro anos, nossa seleção entra em campo em busca do hexacampeonato. O país para ao assistir os jogos da seleção, nos tornamos o país do futebol e a população é tomada por uma série de sensações positivas respeito do país.

“E ele se estica para mais uma brilhante defesa. Júlio César que nos deu uma demonstração de superação ao ter problemas nas costas e se reabilitar a tempo para o jogo de estréia da seleção. Ele coloca a bola em jogo, distribui para Maicon, um gigante que protege a retaguarda da seleção, o trabalho é em equipe, ele avança e passa para Gilberto Silva, outro exemplo de superação, que coordena os trabalhos no meio de campo, um verdadeiro líder que chama o jogo para si e envolve os demais jogadores. Ele lança Robinho que é habilidoso, ele sabe ultrapassar as barreiras impostas pela defesa adversária. Ele cruza na área e Kaká finaliza marcando um belo gol e ajudando a seleção a alcançar os seus objetivos. Estes craques vestem mesmo a camisa.”

A passagem acima é fictícia, mas é uma certeza que todos nós temos do empenho que nossos jogadores terão na busca pela conquista de mais um título.

Esta passagem, que traduz o que acontece em campo, nos remete a um cenário muito comum nas organizações e por isso mesmo a copa se torna um momento muito importante e especial para a comunicação interna. Em conjunto com a área de recursos humanos, a comunicação interna deve aproveitar-se do senso de civismo e das boas sensações provocadas pela copa, para elencar temas como profissionalismo, trabalho em equipe, comprometimento, capacidade de ultrapassar obstáculos e de superação, do trabalho sob pressão, de liderança. Situações que podemos comprovar nos jogos da seleção.

Seleção Brasileira: lições para o mundo corporativo

Seleção Brasileira: lições para o mundo corporativo

Por meio de campanhas, jogos internos, premiações, bolões e uma série de outras ações, a comunicação interna pode reforçar os atributos acima e direcioná-los aos objetivos organizacionais.

Até quando os funcionários não podem ser liberados para ver os jogos, o que certamente gera descontentamento, é possível realizar ações que transmitam os atributos e tema elencados. Num evento dentro da própria empresa, com a união de todos, fica fácil criar situações de envolvimento e de otimismo e principalmente para que os funcionários levem aquela mensagem para a sua prática profissional.

Para a gestão, a organização da copa também nos traz boas lições, de onde podemos elencar temas como planejamento, organização, diplomacia, marketing, dentre outros.

O mais importante é saber aproveitar este momento para motivar as equipes, envolvê-los neste momento tão especial, aproveitando para passar a mensagem institucional de que podemos e devemos aprender com as lições de um evento que parece ser meramente entretenimento, mas que tem muito a contribuir com o mundo corporativo.

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3 Comentários leave one →
  1. 16/06/2010 04:05

    Muito show esta relação da seleção com a comunicação interna/endomkt. De uma forma ou de outra os dois são ‘times’ e necessitam deste trabalho interno para buscar os objetivos. Não pode ficar tanto tempo sem postar, mais de um mês :#

    Obrigado pela visita no blog.

    MATEUS

  2. 17/06/2010 00:41

    Muito pertinente a relação que você fez Ricardo.. Parabéns mesmo.. será que temos cases de organizações que já implantaram ações em época de copa, como você citou?

    Nem tenho mais o que dizer..assino embaixo mesmo!

    Abração

    • Ricardo Campos permalink*
      19/06/2010 14:30

      Olá Fábio, obrigado mais uma vez pela sua manifestação neste espaço.

      Veja bem, aqui em BH tenho notícias de várias empresas que utilizaram a copa como elemento de comunicação e de envolvimento dos funcionários para os objetivos institucionais. Uma universidade do grupo em que eu trabalho atuou em várias frentes, temos um evento onde são demonstrados os resultados da instituição, a campanha do vestibular, os objetivos para o futuro, etc. O tema do evento foi a copa, foram distribuidas camisas, os textos foram ligados aos temas que elenquei no texto, e todos se mostraram motivados e envolvidos com a abordagem utilizada. A camisa do evento foi definida em um concurso com os alunos que ganharam bolsas e descontos nas mensalidades, ou seja, até este público foi envolvido pelo tema.

      Conheço também uma amiga que trabalha em uma concessionária e eles também tiveram a copa como tema de uma campanha de vendas, onde primeiro eles tiveram reuniões, dinâmicas e debates, e onde as metas foram definidas. A unidade também se vestiu de verde e amarelo e até os clientes ganhavam brindes da copa.

      Aqui em BH também tem uma fábrica da Coca Cola, eu não presenciei, mas me contaram que eles utilizaram diversos elementos visuais dentro da unidade com os temas da copa, como banners, plotagens, etc.

      Outro caso sobre este tipo de abordagem é de uma consultoria financeira, onde a comunicação organizou um bolão interno e organiza a cada jogo um evento para que todos os funcionários possam estar juntos torcendo pelo Brasil. São distribuidas cornetas, apitos, os espaços foram enfeitados com fitas verde-amarelas, o computador recebeu no desktop uma mensagem motivacional, etc.

      Assim são muitas as empresas que vem utilizando a copa como tema para destacar temas e valores importantes para as organizações.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

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