Skip to content

Relações Públicas na Internet: o legado de Fortes

23/04/2010

Meu último post destacou a despedida de uma das personalidades mais importantes das Relações Públicas brasileiras, o mestre Waldyr Gutierrez Fortes, um dos precursores da atividade na internet e que com seu Portal de Relações Públicas e Transmarketing tornou-se uma das principais referências para professores, alunos, profissionais e demais interessados na temática.

Fortes partiu, mas deixou um legado com o mesmo pensamento avançado sobre a profissão e a divulgação na internet das atividades e competências de um bom profissional de relações públicas. É notório observar os avanços alcançados pela área na criação de canais diversos que tem como ponto de convergência o debate sobre as Relações Públicas e sua atuação estratégica nas organizações.

Ao analisar o cenário de alguns anos atrás onde as opções para pesquisa sobre temas ligados as relações públicas eram exceções, e os espaços para debates ainda mais limitados, podemos nos orgulhar de ter ao nosso alcance tantas iniciativas louváveis sobre a profissão. Quando acessamos o mundo digital é possível acompanhar uma série de projetos, distribuídos em sites, blogs, comunidades, perfis no twitter, podcasts dentre outras formas de divulgação que demonstram que a nova safra de profissionais e estudantes está muito mais atuante na internet.

Várias mudanças também vêm ocorrendo no perfil destas páginas sobre a profissão, uma delas é o próprio amadurecimento dos responsáveis pelos projetos, já que não existe mais uma disputa para saber quem é o melhor, quem produz o melhor conteúdo, quem têm mais seguidores. Estão todos num mesmo espaço (virtual), sem “estrelismos”. Doutores, mestres, alunos e profissionais, produzindo conteúdo de qualidade, de referência, convivendo harmoniosamente, com o objetivo único de debater a comunicação e as relações públicas.

Outro ponto positivo é que a maioria destes canais é atualizado constantemente, o que é sinaliza mais uma mudança ocorrida nos últimos tempos, já que a maioria dos blogs era criado para projetos de graduação e que após a conclusão das disciplinas eram abandonados na rede.

As iniciativas também estão cada vez mais sofisticadas com postagens colaborativas, iniciativas em redes e o envolvimento de grandes profissionais em projetos de forte apelo para profissão. Destaco a iniciativa da equipe do Blog A Bordo da Comunicação, que para comemorar um ano de existência do canal, acaba de lançar sua Revista Digital com o tema “WEB 2.0 como estratégia corporativa”.

Revista Digital a Bordo da Comunicação: inovação e ousadia

Revista Digital a Bordo da Comunicação: inovação e ousadia

A revista é um projeto ousado e inovador, que reúne grandes nomes da profissão discorrendo sobre o tema de capa, que traz dicas de blogs, sites, perfis do twitter (o @rcamposrp é uma das indicações, que honra) e tudo que possa interessar a todos que pesquisam e acompanham o tema Relações Públicas.

Com um projeto editorial de muito bom gosto, a revista que é feita por estudantes da Metodista, dá o tom do novo momento vivenciado pela profissão na internet, com ações inovadoras, criativas e muito inspiradoras para todos nós, seguindo o que Fortes sempre preconizou.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. 23/04/2010 13:56

    Que honra a comparação, nos encaixar no contexto de Fortes.
    Muito obrigada pela citação aqui.
    Enquanto a sua na revista. Vc merece, faz um ótimo trabalho.

    Abraços,
    Belle
    @bogabordo

    • Ricardo Campos permalink*
      07/05/2010 02:56

      Obrigado Cibele,

      Pelo carinho e atenção. A revista ficou muito bacana, com um projeto visual muito bom e matérias excelentes.
      Parabéns mais uma vez.
      Abs.

      Ricardo Campos

  2. 23/04/2010 17:26

    Vamos fazer das RP 2.0 um campo de atuação para nós. e vamos ocupar esse espaço de relacionamento de forma genuína. Parabéns pelo post! Abraços, Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)

    • Ricardo Campos permalink*
      07/05/2010 03:01

      Obrigado Carol,

      Sempre uma honra receber um comentário de uma de nossas referências quando o assunto é RP na internet.

      Obrigado pela sua contribuição, o qual concordo plenamente, afinal somos responsáveis pelos relacionamentos institucionais e principalmente hoje, quando estes diálogos se dão por meio da internet.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  3. 23/04/2010 23:48

    Ótima iniciativa. Acho que a gente não tem ideia do quanto estamos construindo pelas Relações Públicas,mas que é algo significativo, isso é!

    MATEUS

    • Ricardo Campos permalink*
      07/05/2010 03:03

      Com certeza Mateus,

      Você e outros blogueiros estão fazendo acontecer e levando nossa profissão e suas atribuições ao conhecimento da sociedade. Isso é muito válido e temos que reconhecer, afinal anteriormente era um Deus nos acuda quando precisavamos de referências.

      Parabéns mais uma vez pelo trabalho realizado pelo O Cappuccino.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: