Skip to content

Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda das Relações Públicas

07/04/2010

Um dos grandes nomes do pensamento de vanguarda das Relações Públicas brasileiras, assim podemos definir o Prof. Waldyr Gutierrez Fortes, um exemplo de profissional, que ao longo de sua trajetória produziu conceitos e reflexões que ajudaram no reconhecimento e valorização de nossa profissão como um aporte estratégico para a gestão das organizações.

Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda

Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda

Mas quis a vida que com apenas 60 anos (não completos, seu aniversário era no próximo dia 17 de abril), o mestre sucumbisse na manhã desta terça, 06, ao ataque de uma doença degenerativa. Fortes deixa mulher e dois filhos.

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), era professor em cursos de comunicação social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), curso que ajudou a fundar, professor de cursos de pós-graduação, profissional de relações públicas com experiência em empresas de São Paulo e consultoria para empresas de Londrina no Paraná, foi conselheiro do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) no triênio 2007/2010.

Mas Fortes se imortalizou com sua obra que reúne diversos trabalhos, artigos, capítulos de livros e coletâneas, além de suas próprias publicações que são referências para os cursos e para a profissão de Relações Públicas, tais como:

  • Pesquisa Institucional: Diagnóstico Organizacional para Relações Públicas, Edições Loyola, 1990.
  • Transmarketing: Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing, 2ª Edição, Summus Editorial, 1999.
  • Você Sabe que Dia É Hoje? Datas Comemorativas para Eventos e Programações de Relações Públicas e Calendário de Promocional em Marketing, 2ª Edição, Editora da UEL, 2002.
  • Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias, 3ª Edição, Summus Editorial, 2003.

Em seus livros e artigos, Fortes sempre demonstrou um pensamento avançado sobre a profissão e a atuação dos profissionais, sendo um precursor das relações públicas na internet. Seu portal é hoje um dos mais conceituados, sendo uma importante fonte de pesquisa, pois mantém um rico acervo de artigos, links e informações sobre as Relações Públicas.

Waldyr Gutierrez Fortes, Chamusca, Ricardo e Márcia Carvalhal no Intercom 2007 - Santos

Waldyr Gutierrez Fortes, Chamusca, Ricardo e Márcia Carvalhal no Intercom 2007 - Santos

Este relações públicas cumpriu sua missão, parte, mas com seus preciosos ensinamentos demonstrou que a profissão pode ir além, pode pensar além, pode ser mais estratégica e contribuir efetivamente para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos. Pelo seu exemplo demonstrou que é necessário desbravar novos caminhos, com coragem e atitude.

Fica aqui a minha homenagem a este grande profissional.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Fabio Procópio permalink
    20/04/2010 21:36

    Realmente o professor Waldyr foi e continuará sendo exemplo de podemos sim, construir, pensar e teorizar as Relações Públicas! Parabéns pela bonita homenagem Ricardo!

    Abraços

  2. 21/04/2010 19:56

    Que linda homenagem. E que foto bonita. Ah, me emocionei mesmo agora. Um homem novo como o professor Fortes, não poderia ir tão logo.

    MATEUS

    • Ricardo Campos permalink*
      23/04/2010 03:42

      Olá Fábio e Mateus,

      Fortes foi um grande homem que tive a oportunidade de conhecer, e que em sua obra demonstrou a importância estratégica da profissão. Um homem com pensamento avançado e que merece todas as homenagens, pois é uma das grandes referências de nossa profissão.

      Obrigado sempre pelas contribuições neste espaço.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  3. 26/04/2010 01:41

    Mas que meu professor…ele era minha inspiração…
    agora está imortalizado nas nossas recordações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: