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Carnaval das marcas

12/02/2010

O Carnaval é uma das festas populares mais importantes do Brasil, com o qual o país ficou conhecido no exterior devido as antigas e equivocadas campanhas da EMBRATUR que tinham como mote mulheres nuas e o carnaval (não vamos entrar neste mérito). Apesar deste erro estratégico na divulgação do país o carnaval conquistou os brasileiros e também os estrangeiros que vem ao Brasil em busca da alegria que a festa proporciona. Não é a toa que o país está nos livros dos recordes com Salvador considerada a maior festa de rua do mundo e o Galo da Madrugada em Recife como o maior bloco de carnaval.

Embalados pelo samba, pelo axé, pelo frevo, pelo maracatu ou pelas saudosas marchinhas, os foliões se divertem na Sapucaí no Rio de Janeiro, nas ladeiras de Ouro Preto e Diamantina em Minas Gerais, atrás dos bonecos gigantes em Olinda ou mesmo no sambódromo de Florianópolis. De norte a sul do país as festas movimentam milhões de reais com a movimentação turística e o consumo dos foliões.

Momento propício também para que as marcas façam seu carnaval investindo milhões de reais no patrocínio oficial da festa, em blocos, em camarotes e em espaços Vips, em merchandising na cobertura midiática, dentre outras ações. Somente no carnaval de Salvador, a administradora de cartão de crédito Credicard anunciou investimento em torno de 6 milhões de reais. Já a Claro que ainda é recente no mercado baiano anunciou investimento da bagatela de 40 milhões de dólares. Ainda no carnaval baiano empresas como banco Itaú, a Nova Schin, a Samsung e a Petrobras investiram um total de 12.4 milhões de reais apenas em cotas seniores do carnaval.

Camarote em Salvador - Relacionamento, fidelização e prospecção de novos clientes

Camarote em Salvador - Relacionamento, fidelização e prospecção de novos clientes

O investimento da Skol nos carnavais mais famosos do Brasil também é astronômico, mas a empresa não divulga valores. Estima-se que somente no carnaval de Olinda e Recife, onde a Skol é patrocinadora oficial, houve um incremento de 12% nos investimentos das ações de comunicação e marketing com relação ao ano passado.

No carnaval de São Paulo a AmBev anunciou investir perto de R$ 4 milhões no Camarote Bar Brahma. Outros investidores dos camarotes do carnaval paulistano são marcas como Red Bull, Philip Morris, LG, Telefônica, Vivo, Bosch, Unimed e Votorantim.

Já no Rio de Janeiro além do investimento nas escolas de samba, como é o caso da Positivo que patrocinará a Portela que vem com o enredo sobre inclusão social por meio da tecnologia, outras empresas apostam no evento como forma de divulgar seus produtos. Caso da Suvinil que pintou a Sapucaí e pretende desta forma demonstrar a resistência do produto e manter contato com um público variado. Nos camarotes o grupo Schin levará a socialite americana Paris Hilton, estrela do lançamento da cerveja Devassa, além de ser um dos cotistas da transmissão do carnaval pela Rede Globo, ao lado da Tim e do Bradesco.

Camarotes com artistas e convidados vips: visibilidade e cobertura da mídia

Camarotes com artistas e convidados vips: visibilidade e cobertura da mídia

Os objetivos das ações de comunicação e marketing no carnaval são muito claros como alta exposição da marca, aumento do relacionamento e fidelização, e incremento na base de clientes. O experience marketing e o marketing direto no carnaval proporcionam aos foliões uma relação com a marca num momento de intensa alegria e satisfação, tornando-o memorável na cabeça do consumidor.

Além disso a intensa exposição da marca na transmissão televisiva ajuda na divulgação não apenas no Brasil, mas também no exterior. Segundo levantamento da Entursa – Empresa de Turismo de Salvador, apenas o carnaval baiano gera 161 horas de transmissão em rede local, 66 horas em rede nacional e mais de cem horas em rede internacional.

Como uma comemoração que vem a cada ano se aprimorando, aumentando os investimentos públicos na manutenção da segurança e infra-estrutura e ganhando destaque por todo o mundo, o carnaval é sem dúvida uma grande opção de investimento que gera oportunidades de visibilidade para a marca, relacionamento e prospecção de clientes.

Que você possa se relacionar e aproveitar os mimos que suas marcas prediletas possam ofertar neste carnaval, lembrando sempre de comemorar com responsabilidade.

Um bom carnaval.

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2 Comentários leave one →
  1. paulo vitor pereira permalink
    06/04/2010 14:32

    Muito interessante esse artigo Ricardo. Será que voce pode me indicar (via email) alguns autores que falam sobre o marketing experencial, pois vou fazer o trabalho de conclusão de curso sobre este tema. Obrigado.

    • Ricardo Campos permalink*
      12/04/2010 14:49

      Olá Paulo,

      Segue algumas bibliografias sobre experience mkt:

      THE CUSTOMER EXPERIENCE MANAGEMENT. How Revolutionary Marketing Can Transform Your Company.
      Bernd H. Schmitt. Hoboken, NJ: John Wiley and Sons, 2003. 288 p.

      Marketing de Experiências. Ricardo César Martins. Cobra Editora e Marketing. 142 p.

      THE EXPERIENCE ECONOMY: Work is Theatre and Every Business a Stage. Joseph B. Pine Ii e James H. Gilmore.
      Boston: Harvard Business School Press, 1999. 270 p.

      BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo. Bem-Vindo a uma Experiência Extraordinária:
      Proposições para uma Interpretação sobre Consumo de Serviços. Centro de Estudos em Marketing
      e Pessoas da Universidade Federal de Pernambuco. Encontro de Marketing da Anpad – EMA. Rio
      de Janeiro. 2006. Disponível em:

      OUTSIDE INNOVATION: How Your Customers Will Co-Design Your Company’s Future. Patricia Seybold. New York:
      Harper Collins, 2006. 432 p.

      THE HUMMER AND THE MINI: Navigating the Contradictions of the New Trend Landscape. Robyn Waters. New
      York: Portfolio, 2006. 222 p.

      PERIPHERAL VISION: Detecting the Weak Signals That Will Make or Break Your Company. Paul George S. Day e
      J. H. Schoemaker. Boston: Harvard Business School Press, 2006. 248 p.

      Leia também este blog que tem algumas dicas de obras http://inusitada.wordpress.com/2009/04/01/dicas-de-livros-sobre-marketing-de-experiencias/

      Espero que estas dicas possam lhe ajudar.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

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