Skip to content

Relações Públicas de alta performance

02/02/2010

O mundo corporativo se transforma a cada dia e o nível de exigência para com os executivos se torna maior frente aos desafios que a globalização nos impõe. Em empresas locais e principalmente nas globais, a alta concorrência exige profissionais extremamente qualificados e preparados para a “guerra”.

Não é a toa que hoje os processos de seleção são extremamente rigorosos para testar a capacidade dos executivos de liderar, de planejar, de atuar sob pressão, de criar soluções e de produzir com eficácia. Hoje, até nos processos de estágio são feitos testes para verificar tais competências nos candidatos.

Na área de Relações Públicas não é diferente, sendo que a cada dia o nível de exigência sobre os executivos aumenta assustadoramente. Aquele profissional com respostas prontas, com soluções já conhecidas e ultrapassadas, que não olha a empresa de forma global, que não percebe o mundo a sua volta, acostumado com a parte glamorosa da profissão, está fadado a deixar de existir.

Hoje as empresas querem profissionais de Relações Públicas de alta performance, profissionais capazes de lidar com o novo, com situações inusitadas, complexas, e de resolvê-los gerando resultados. Profissionais que conseguem identificar e desenvolver novas oportunidades para o negócio, garantindo sua sustentabilidade. Profissionais com capacidade de liderança, de influência, que conseguem transmitir e compartilhar conhecimento, que fazem a diferença. Profissionais que tenham a capacidade de realizar um trabalho primoroso em comunicação, que possa influenciar a cultura de sua organização promovendo um ambiente de trabalho saudável que estimule a criatividade e a produtividade. Profissionais capazes de romper paradigmas, que conseguem antecipadamente identificar e solucionar fatores que podem desencadear uma crise e impacto na imagem institucional.

Mundo corporativo exige relações públicas de alta performance

Mundo corporativo exige relações públicas de alta performance

É importante destacar que assim como profissionais de outras áreas que hoje encontram a necessidade de aprender técnicas e competências de relações públicas, nós também temos que ter técnicas e competências inerentes de outras profissões, como administração, economia, relações internacionais, recursos humanos, dentre outras. Sem contar que devemos conhecer profundamente o mercado em que nossa organização atua, pois somente assim teremos a capacidade de visualizar as oportunidades e as crises.

Em suma o mercado exige que sejamos profissionais atuantes, estratégicos, capazes de gerar produtividade e resultados efetivos paras as organizações, com desempenho superior, não menos ao que é exigido aos administradores, economistas, advogados, médicos, etc.

E você, está preparado para este grande desafio?

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 03/02/2010 15:07

    Ótimo texto Ricardo…Acho que a palavra e o significado de “complexidade”são muito atuais e importantes não só para os profissionais de RP, mas sim para todos que almejam uma vaga no mercado e uma boa posição nas organizações. Entender o “macro”dentro do “micro”é um diferencial para quem busca boas posições…Entender que existe uma rede complexa de relacionamentos, “quereres”, problemas dentro de uma organização, é entender que existe trabalho para RP!

    Abraço

  2. 04/02/2010 03:05

    Que medo, não sei se estou pronto, acho que ninguém fica pronto nunca, todo dia é um novo aprendizado. Mas concordo com tudo que foi dito no texto, queria ter escrito isso hehehe pois é realmente o meu ponto de vista. O RP na minha visão é um ser estratégico, que possui capacidade de perceber oportunidades e planejar as ações de forma efetiva. Essa é a grande questão. Como conseguir isso? Conhecendo nossa empresa, nosso público, nossos concorrentes, nossos fornecedores, nossos colaboradores, enfim, conhecendo tudo e ainda observar os links entre todos estes grupos, pois só assim que é possível inovar e renovar.

    Grande abraço
    MATEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: