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Mercado educacional: desafios e oportunidades

25/01/2010

Conforme previsto em alguns posts do ano passado, a educação superior no Brasil chegou ao seu período de maturação em nível de expansão. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), demonstrou que em 2008 houve uma redução de 29 unidades no país e que aquele boom do mercado com elevada expansão do setor durante mais de cinco anos já não é mais uma realidade.

Esta redução apontada pela pesquisa é fruto em parte das diversas fusões e aquisições realizadas por grandes grupos educacionais. Analistas apontam que outras que fecharam as portas o fizeram provavelmente pela baixa demanda.

É importante destacar que uma pequena parcela da população brasileira tem curso superior e que teoricamente existe uma grande demanda para formação de novos alunos. Pode parecer um paradoxo pensar que universidades são fechadas apesar de existir uma demanda latente para o ensino superior, mas a história não é tão simples quanto parece.

Apesar da redução no número de universidades, a oferta de vagas segundo os dados do Inep cresceu em 2008 5,7%, bem como o número de cursos, 5,2%, sendo a maioria nas universidades privadas.

Se existe uma grande oferta nas universidades privadas e a demanda está baixa a concorrência se acirra e aumenta consideravelmente a busca por novos alunos. Neste contexto estão as áreas de comunicação e marketing que agora se aliam cada vez mais a uma área relativamente nova neste mercado, o comercial. Juntas estas áreas tem a missão de estabelecer uma conexão com esta demanda e oportunizar a captação de novos alunos.

Mercado educacional é cheio de desafios e oportunidades para profissionais de comunicação, marketing e comercial

Mercado educacional é cheio de desafios e oportunidades para profissionais de comunicação, marketing e comercial

Os desafios do marketing e do comercial educacional são enormes já que os grandes atrativos outrora utilizados em campanhas, tais como boa infra-estrutura, professores qualificados, ensino aliado a prática, dentre outras, também já são ofertadas pelos concorrentes. Nem os critérios de avaliação de uma instituição são tão relevantes para os novos alunos. Para se ter uma idéia, pesquisa realizada em São Paulo e encomendada pela Semesp – sindicato das empresas privadas, comprovou que apenas 4% dos entrevistados levam em consideração na hora da escolha da universidade o resultado das avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Como então se diferenciar e criar oportunidades para captação?

Uma destas oportunidades está dentro da própria universidade, com os funcionários, que são verdadeiros sentinelas da organização. Desde que sejam valorizados, municiados de informação e incentivados, este público é capaz de movimentar toda a população com a qual convive. Um belo exemplo vem de outro mercado, a Fiat tem a expertise de que mesmo antes de lançar um carro, tenha uma grande repercussão não apenas na mídia, mas entre a população das cidades que são circunvizinhas as suas fábricas. Tudo devido a um trabalho primoroso de comunicação feito com seu público interno, que vai desde jogos no qual vizinhos do próprio funcionário tem que participar até sorteios e brindes.

A área comercial também surge com um papel importante de se relacionar com a sociedade, formatar parcerias e convênios, estabelecer uma rede de contatos que possa disseminar informação, produzir outros valores como locação de espaços, captação de eventos externos, cursos extras, etc. O surgimento da área comercial demonstra que a gestão das instituições está se profissionalizando. Este é o ponto mais positivo neste mercado, pois a concorrência tem feito com que a gestão das instituições se profissionalize e melhore sua estrutura e seus procedimentos.

Os desafios deste mercado são realmente enormes, mas cheio de oportunidades para que profissionais de comunicação, marketing e da área comercial possam se desenvolver.

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