Skip to content

Balanço Geral

22/12/2009

Como todo o final de temporada é hora de fazer um balanço de nossas atividades no decorrer de um ano que se finda. Saber se o saldo foi positivo ou negativo, se vamos ter que investir para cobrir os “gastos” ou colher os frutos dos bons resultados.

2009 foi um ano atípico, que começou atribulado por uma crise que prometia se configurar como o apocalipse da modernidade, levando o mundo a experimentar novamente as mazelas sofridas com a crise de 29. Lula desdenhou, na verdade o Presidente jogou com a sorte e acabou se dando bem, ao referir-se a crise no Brasil como uma marolinha.

Realmente a crise não atingiu o país com a força que castigou as grandes potências, machucou algumas áreas de economia, mas que já se recuperaram e que agora avançam em passos longos para suprir os tempos de prejuízo.

2009 chega ao fim

2009 chega ao fim

Com a crise esperávamos que as primeiras conseqüências acabassem caindo sobre as áreas de comunicação e marketing, mas mais uma vez o mercado nos deu provas de que está amadurecendo e que hoje nossa área se configura como aporte estratégico para que as empresas possam continuar crescendo e produzindo, mesmo diante da crise. Retiramos a cabeça da guilhotina, dos tempos em que gestores acreditavam que a comunicação e o marketing eram gastos e não investimentos para obter maiores e melhores resultados.

O ano de 2009 também foi destaque pelo surgimento de novas mídias sociais e pela intensidade na sua utilização. Destaque para o Twitter, que virou febre mundial, inclusive entre as empresas que encontraram neste canal uma forma rápida e eficaz de se comunicar com seus públicos, além de monitorar o que as pessoas estão falando de sua marca.

E por meio destas mídias os relações públicas também se manifestaram, por meio de inúmeros blogs e excelentes textos. Demonstraram que a área também vem amadurecendo, consciente do seu papel dentro da estratégia empresarial, e melhor: fazendo acontecer.

Foi um ano de muitas reflexões. O Reflexione teve um excelente tráfego de internautas das mais diversas áreas, que compartilharam idéias e objeções, tornando super válido a proposta de escrever sobre comunicação e gestão, mesmo não tendo tanto tempo disponível. Muito deste tráfego devo as indicações de projetos e profissionais que contribuíram com a indicação de meus posts e com um debate maduro sobre os temas propostos, como o Pedro Baldurquino do Horizonte RP e Mateus do O Cappuccino.

No campo profissional o ano termina com um balanço super positivo, afinal o Projeto D’Minas Turismo está a todo o vapor. Hoje nossa empresa já é conhecida no trade mineiro e desperta a atenção de diversas operadoras no Brasil. E com tão pouco tempo já tem parcerias com a Secretaria de Turismo de Minas Gerais – Setur-MG, com o Instituto Estrada Real e com operadoras do Brasil, Chile e Espanha. E se o ano de 2009 foi bom o de 2010 promete ser ainda melhor.

Além disso assumi o compromisso de fazer algo mais pela profissão, estando inserido na gestão do Conrerp 3ª Região, que sabemos não é uma missão fácil. Mas Paulo Freire já dizia que “fundamenta diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que, num dado momento, tua fala seja tua prática”. Com suas sábias palavras o educador nos mostra que se queremos algo melhor para a profissão devemos dar nossa contribuição, assumindo o compromisso com nossa classe e se doando para um projeto que apresenta grandes desafios.

Portanto 2009 acaba como um ano marcante, com resultados muito positivos em todas as esferas.

Com este post encerro o período de reflexões, o que só volto a fazer na segunda quinzena de janeiro. Agradeço a todos os leitores e desejo boas festas e um excelente 2010, repleto de conquistas e vitórias, um ano de muito sucesso.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 22/12/2009 17:32

    …e que venha 2010, com muitos projetos e inúmeras alegrias!
    Abs amigo

  2. 22/12/2009 22:39

    Ah, muito obrigado pela citação Ricardo. Este ano foi muito rico em termos de produção de conteúdo pelos estudantes e profissionais de relações públicas. Ocappuccino tem 1 ano e meio e me lembro que 1 ano atrás não havia nada disso (ou eu que não conhecia ehhehe)

    Mas quero deixar claro que o Reflexione é um dos meus favoritos, não é elogio gratuito, é verdade.

    E a prova que os blogs são sérios é que muitos afirmam ‘faremos recesso’ e voltamos tal dia. O que é isso senão comprometimento com os conteúdos e com quem gostar de ler?

    Ocappuccino também vai parar e volta só dia 6 de janeiro.

    Um abraço e bom descanso.

    MATEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: