Skip to content

Relações Públicas é estratégia

02/12/2009

Ao longo dos anos o cenário da comunicação sofreu grandes alterações, devido principalmente a mudança do mercado, da postura dos consumidores e do surgimento de novas formas de comunicação.

A comunicação analógica promovida pelos grandes meios de comunicação de massa no passado abriu espaço para uma comunicação mais plural, proporcionada pelo advento da internet, que trouxe consigo os blogs, twitters e outras mídias sociais que transformaram o cenário da comunicação. A rede hoje é um megafone onde um simples consumidor se faz ouvir.

Estas mudanças ajudaram no amadurecimento da sociedade, dos empresários e inclusive dos nossos pares de profissões correlatas da comunicação que ao longo destes últimos tempos vem reconhecendo e valorizando a profissão de relações públicas. Na era do relacionamento a profissão ganhou destaque e fez com que gurus com Al Ries prevê-se que as relações públicas iriam acabar com a publicidade. Não é para tanto, mas a profissão conseguiu se posicionar no mercado, demonstrar que relações públicas é estratégia, seja em eventos, em comunicação interna e externa, no gerenciamento de crises, nas auditorias de imagem, pesquisas e diagnósticos institucionais, planejamento, etc.

RP é estratégia

RP é estratégia

Mas se você é um profissional que ainda tem que ficar dando explicações para seus parentes do que é relações públicas, não se preocupe, demonstre na prática que você é um estrategista da comunicação, um profissional que pensa a instituição de uma forma global de modo a cuidar de sua imagem e dos relacionamentos com todos os seus públicos.

A mudança das perspectivas para nossa profissão se iniciaram a partir do momento que os profissionais efetivamente começaram a atuar de forma estratégica, ajudando as organizações a alcançarem seus objetivos de forma ética e transparente, ou seja, com trabalho, colocando em prática os preceitos de um bom comunicador e não sendo um pavão enfiado dentro do seu gabinete com ações medíocres, ineficazes e desconectadas dos objetivos da empresa.

Portanto, ao ser questionado sobre o que é relações públicas, demonstre com trabalho. Seus parentes logo entenderão o que é a profissão na prática e reconhecerão o valor do seu trabalho para a sociedade.

Parabéns a todos os relações públicas por esta data.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 02/12/2009 22:03

    Excelente texto Ricardo. Posso garantir que é o melhor que li hoje sobre a função estratégica da profissão. Parabéns.

    MATEUS

    • Ricardo Campos permalink*
      05/12/2009 00:53

      Olá Mateus,

      Obrigado pelo retorno.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: