Skip to content

Eventos demonstram os novos desafios da profissão

30/11/2009

Os eventos que ocorreram em BH nestes últimos dias ajudaram os profissionais de relações públicas a refletirem sobre as mudanças que nossa profissão enfrenta em tempos de redes sociais.

O primeiro evento ocorreu na quarta-feira, quando Tas do CQC esteve no UniBH para falar sobre “Redes Sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital”. Sua explanação não trouxe novidades, mas destaco os dados sobre a quantidade de informação que hoje é produzida no mundo. Segundo Tas, somente pelo Google passam 20 Petabytes por dia, o equivalente a cada habitante da terra transferindo uma um arquivo de 3 Mb por dia. Extraordinário.

Marcelo Tas esteve no UniBH falando sobre Redes Sociais

Marcelo Tas esteve no UniBH falando sobre Redes Sociais

Mas Tas também chamou a atenção ao destacar a responsabilidades dos comunicadores estarem inseridos nas redes sociais, pois é lá que os consumidores, clientes e sociedade estão se manifestando. Uma mensagem de 140 caracteres pode ser um estopim para a crise, que rapidamente pode ter grandes proporções.

No Seminário de Relações Públicas, evento organizado pelo Conrerp 3ª Região, que aconteceu neste sábado, algumas palestras também destacaram o poder da rede e a importância da monitoração de seu nome ou de sua empresa na internet. Para Frederico Fonseca da Construtora Veicon, a rede transferiu para o consumidor o poder de causar sérios prejuízos a determinada marca e que portanto o monitoramento deve ser uma constante.

Além das redes sociais outro tema que traz uma série de desafios para o trabalho dos profissionais de relações públicas, é o trabalho de mediação social e sustentabilidade. Instigante e ainda muito incipiente, o trabalho de comunicadores em áreas específicas de sustentabilidade empresarial propõem uma rica oportunidade para profissionais de relações públicas, afinal estes projetos demandam elementos que são a cerne de nossa profissão: o relacionamento, o diálogo e transparência.

O balanço geral demonstra um cenário muito positivo para a profissão, cheio de desafios e oportunidades, para aqueles que acreditam e se esmeram para fazer um trabalho estratégico e valoroso para as organizações.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 30/11/2009 22:39

    Faz quase um mês que assisti palestra do Tas aqui em POA e ele falou justamente do poder das redes e de como as empresas ainda não se antenaram. Ele disse que no CQC mesmo os anunciantes do programa na TV não investem no site do programa que tem audiência parecida com o horário ao vivo. E ainda citou dos milhoes de visualizações dos videos no youtube do rafinha bastos, marco luque e que as empresas ainda não perceberam o potencial desta ferramenta.

    MATEUS

    • Ricardo Campos permalink*
      01/12/2009 01:46

      rs….Mateus….acho que ele deu a mesma palestra, pois o conteúdo é o mesmo…rs.
      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: