Skip to content

Eleições Sistema Conferp e a profissão: um desafio de todos

28/10/2009

Amanhã, dia 29 de outubro, os relações públicas de todo o país tem um compromisso muito importante para a categoria: as eleições do Sistema Conferp. A oportunidade de confirmar por meio das urnas a continuidade ou o início de um árduo trabalho, o de representar e zelar pelos interesses de uma profissão.

Muitos profissionais vão amanhã as urnas exercer o seu direito ao voto, mas sem saber ao certo o real valor de sua votação, sem compartilhar com as chapas e profissionais que a compõem a intenção de colaborar para que possamos ter uma categoria forte e atuante. Sobram críticas, mas pouca participação e empenho para mudanças concretas e benéficas para a profissão.

Esta inércia talvez explique o fato para que as eleições para o Conferp e Conrerp, na maioria das regiões, tenham apenas uma chapa concorrendo ao pleito. Os conselhos ainda não são reconhecidos como espaços de poder, um lugar onde os profissionais queiram estar para contribuir, doar um pouco do seu tempo, colaborar para a mudança tão questionada e solicitada por muitos.

Acredito que muitas das cobranças partem do fato dos próprios profissionais desconhecerem os atributos e obrigações que cabem ao conselho, que é o de fiscalizar, normatizar e cuidar para que a ética profissional possa ser cumprida. Muitos querem apenas benefícios pessoais, esquecendo-se de a luta é por algo maior: a profissão.

Eleições Sistema Conferp: participação na gestão é primordial

Eleições Sistema Conferp: participação na gestão é primordial

Num cenário tão difícil cabe-me deixar os efusivos aplausos aos profissionais que aceitaram o desafio de estar a frente de uma gestão do Conferp e dos Conrerps e de representar nossa categoria. Por acreditar que mesmo com limitações e falta de apoio podemos sim deixar nossa contribuição para a profissão, mesmo sabendo que este é um trabalho que exige a disponibilidade de parte do nosso tempo (cada vez mais escasso), de dedicação, onde uma fiscalização pode inclusive fechar algumas portas, e onde não existem ganhos financeiros, ou seja, é um verdadeiro gesto de amor pela profissão.

Que nós enquanto profissionais possamos estar mais presentes nos nossos conselhos, que possamos contribuir com idéias e projetos, que possamos contribuir com nosso esforço pessoal e atitude, que possamos inclusive criticar, mas ao mesmo tempo se disponibilizando para a mudança. Que as Relações Públicas, que já é reconhecida pelo mercado e por outros profissionais de comunicação, possam alcançar o mesmo nível entre a própria categoria.

Eleições Sistema Conferp

Data: 29/10

Horário: De 09 às 17h (horário de Brasília)

Para votar acesse www.conferp.org.br ou www.siconferp.org.br

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 29/10/2009 17:35

    Oi Ricardo, tudo bem?

    Também acho importante dar os merecidos créditos aos que se dispõem a dar sua contribuição para a profissão, atuando na linha de frente dos conselhos. Também acredito que já existe um “burburinho” maior sobre as verdadiras RPs, e isso se deve sim, por partes, ao trabalho dos conselhos.

    Abraço

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2009 13:00

      Olá Fábio,

      Depois que me aproximei do Conrerp 3ª Região verifiquei o verdadeiro desafio que é fazer parte da direção. Como você sabe o número de registrados não é dos melhores, não existe uma participação dos registrados e os conselheiros dedicam seu tempo a nobre causa de gerir por uma causa nem sempre reconhecida.

      Muito se discute o papel dos conselhos, mas acredito que se existe uma legislação temos que respeitar e torná-lo um espaço de poder e de fomento para nossa profissão. O desafio é tão grande que muitos dos conselhos acabam no final sendo geridos por apenas 4 ou 5 conselheiros, pois os outros desistem da causa desestimulados pelo não reconhecimento do trabalho, por divergências, pela falta de tempo, enfim…por diversos motivos.

      Justamente por isso aprendi a respeitar e aceitei também o desafio de fazer parte da nova gestão. A dedicação de parte do meu tempo para o conselho já vem ocorrendo a alguns meses e espero que possamos fazer uma boa gestão, fortalecendo nossa profissão e a relação entre os registrados.

      Obrigado pela visita.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: