Skip to content

Independência do Brasil, independência de um povo

07/09/2009

Nas margens do Rio Ipiranga, um grito ecoou naquele 07 de setembro de 1822: “Independência ou Morte!”, declarava D. Pedro, o Príncipe Regente. Aquela declaração rompia as relações políticas com Portugal, mas naquele momento não chegou a consolidar nenhuma ruptura com o processo colonial vigente na época.

Mas aquela declaração num longo prazo proporcionou ao povo brasileiro a liberdade de um país e de um povo que hoje consegue enxergar um presente muito melhor e um futuro cheio de oportunidades. Hoje, o Brasil continua um país com muitas distorções, mas que busca a democracia em sua plenitude, que vem tentando consertar os erros do passado, que tenta se recuperar da dominação de governos que mantiveram a estrutura colonial até a implantação das eleições diretas no país.

Atualmente é o povo quem escolhe seus governantes (apesar de se manter um processo maléfico de favoritismo, corporativismo e apadrinhamentos), o cenário econômico é favorável e já não temos mais a dependência financeira com os países ricos. Hoje somos emergentes, estamos em grupos de influência como o BRIC, e nossa voz já pode ser ouvida pelo mundo.

Portanto hoje é um dia para se comemorar, aquela proclamação trouxe não apenas a liberdade para o Brasil, mas a liberdade de um povo, a liberdade inclusive de poder manter um blog e transmitir para o mundo as minhas idéias.

Viva a Brasil, viva o povo brasileiro!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 08/09/2009 01:53

    Parabéns Ricardo, costumo ler diversos blogs, muito de estudantes/profissionais de comunicação, mas a maioria ainda é de diversos assuntos e profissões, poucos abordaram o assunto de “7 de setembro”, dos que estão dentro da comunicação o seu segundo que vejo, o que me deixa muito feliz, existem pessoas que ainda lembram o motivo do feriado do dia 07 setembro.

    Viva o Brasil e viva aos brasileiros que ainda dão valor ao dia da proclamação.

    Estou favoritando o blog, muito bom!

    Abraços,
    Cibele
    (www.abordorp.blogspot.com)

    • Ricardo Campos permalink*
      11/09/2009 21:15

      Olá Cibele,
      Que bacana receber seu elogioso comentário. Não podemos nos esquecer da nossa história, da memória do nosso país. O 7 de setembro continua sendo um momento de reflexão e não apenas mais um feriado.
      Seu blog já consta na minha lista de favoritos.
      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: