Skip to content

Holografia vira sensação nas empresas e na TV

31/08/2009

Ela não é nenhuma novidade, mas sua aplicabilidade começa a se tornar real devido as inovações tecnológicas, como a internet e as telas de alta definição – estamos falando da holografia, um processo de codificação da informação visual que com a ajuda do laser pode ser decodificada, recriando integralmente esta mesma informação.

Concebida pelo húngaro Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 71, a holografia é a materialização do eterno desejo humano de reconstruir o espaço, de simular a realidade, realizando o virtual e virtualizando o real (via Juliano Web). Tudo isso por conta da evolução tecnológica que anda a passos longos e das inovações que não param de surgir criando novas possibilidades e transformando o que era ficção científica em realidade.

Já utilizada por diversas empresas a telepresença é um exemplo desta nova realidade. Empresas de tecnologias já estudam a aplicabilidade da tecnologia em celulares, grandes corporações investem em equipamentos e salas construídas para imitar sala de reuniões que dão a impressão de que os participantes estão mesmo local, entre outras aplicações. Pessoas que mesmo estando em diferentes regiões do mundo, podem conversar como se estivessem num mesmo espaço, dando ainda uma contribuição para as finanças das empresas e para o meio-ambiente, já que são evitados o deslocamento dos executivos entre as filiais, gerando economia com as passagens, a utilização de aviões e conseqüentemente o consumo de petróleo.

A Cisco, uma das principais empresas de tecnologia do mundo, criou um sistema que possibilita os executivos fazerem reuniões virtuais com a sensação de estarem num mesmo espaço, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância.

A moda da holografia já chegou também na televisão:

Após a reportagem no Conecte do Jornal da Globo a própria emissora utilizou a tecnologia em sua programação, ao apresentar em dois momentos no Fantástico do último domingo, 30, exemplos da telepresença. Confira os vídeos clicando aqui.

O fato é que a holografia brevemente vai permitir que a comunicação seja muito mais completa. Se a internet hoje já nos permite comunicar por meio de voz e vídeo, daqui a alguns anos falaremos ao telefone e teremos a grata sensação de estar ao lado das pessoas queridas, mesmo estando em espaços físicos totalmente diferentes. É a ficção virando realidade.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 04/09/2009 14:10

    Oi Ricardo, ótimo post. Nós fizemos um post sobre holografia e telepresença mas tenho que admitir que o teu está completo. Já addc teu blog na minha lista de feed.

    Abraços, mateus

    • Ricardo Campos permalink*
      11/09/2009 21:41

      Olá Mateus,

      Obrigado pelo seu elogioso comentário. Li seu post e vejo que nossas reflexões foram na mesma linha de pensamento. Gostei d+ do seu post tb. Seu blog já fazia parte da minha lista de favoritos…..

      Obrigado e um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: