Skip to content

Comunicação interna foi novamente o destaque no Prêmio Aberje

27/08/2009

Terminou nesta quarta, 26, a audiência pública da etapa regional de Minas Gerais e Centro-Oeste da 35ª edição do Prêmio ABERJE, onde estive na parte da manhã para acompanhar as defesas nas categorias Gestão de Mídia Digital e Comunicação e Relacionamento com o Público Interno.

Os projetos que foram apresentados foram excelentes e realmente merecem estar nesta fase do prêmio pela originalidade e pelas estratégias utilizadas que estão intimamente ligadas aos objetivos institucionais.

Na categoria Gestão de Mídia Digital foram apresentados dois cases de intranets e um relatório anual. As intranets demonstram que este é um canal cada vez mais valorizado não apenas pelos comunicadores e suas empresas, mas pelos funcionários que encontram na ferramenta uma forma ágil para se ter acesso a uma gama de informações e serviços. O fato da Geração Y e de Facebookers já fazerem parte do quadro de empregados destas empresas também justifica a intensificação na utilização das intranets.

Buscando aprimorar o contato entre os funcionários, as empresas estão criando novos canais dentro da própria intranet, como um twitter interno utilizado para que cada funcionário possa dialogar sobre a sua participação em campanhas internas. Além disso, as intranets reforçam seu papel como um canal não apenas de informação, mas também de serviços, podendo ter acesso a loja virtual, a classificados e outros serviços de interesse dos funcionários.

O case do Relatório Anual elaborado no formato digital demonstrou que é possível facilitar a vida de acionistas, investidores, clientes e funcionários, no acesso a informação e também na exportação de dados do relatório, impossível na versão impressa. Além destas vantagens o projeto dá uma grande contribuição para o meio ambiente ao evitar que para cada relatório impresso fossem utilizadas mais de mil páginas. 

Comunicação Interna: missão de traduzir a estratégia empresarial

Comunicação Interna: missão de traduzir a estratégia empresarial

Na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno os cases apresentados reforçaram o papel dos funcionários para o sucesso das empresas, seja na produtividade necessária pelo aumento das vendas, seja na mudança da estratégia e da visão de futuro ou mesmo na revitalização da área de comunicação interna, que existe para atender diretamente a este público. Novamente as estratégias demonstram que a comunicação tem um importante papel de transmitir a informação e de traduzir os objetivos das empresas numa linguagem acessível a todos os níveis da empresa, além de entender os anseios deste público em relação aos canais utilizados.

É importante destacar também que se trata de um prêmio e que não há uma auditoria atuando diretamente nas empresas e que portanto não tem como saber se os resultados apresentados são reais. Por isso a necessidade de se ter um senso crítico frente aos resultados, pois sabemos que afinal nem tudo são flores. Li esta semana um comentário totalmente pessimista de um grande comunicador a respeito destes prêmios, mas a cerne destes meus dois últimos posts não é discutir os métodos de avaliação e nem os resultados apresentados, mas a criatividade na inovação de estratégias de comunicação que buscam aproximar o funcionário dos objetivos das empresas. Estar presente num evento destes é extremamente valioso, não para ovacionar a campeã, mas pela troca que existe entre os pares de práticas que buscam, na sua gênese, tornar a comunicação um elo entre os objetivos institucionais e seus funcionários. Quando vejo funcionários da Fiat de Betim, ou da Vale em Mariana que andam com seus uniformes pela cidade, mesmo após o fim do expediente, demonstrando orgulho de se trabalhar na empresa, me faz acreditar que a comunicação cumpre o seu papel. São os empregados demonstrando esta eficiência.

Em tempo indico o artigo Xô Comunicação Interna, no site da própria Aberje

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: