Skip to content

No Brasil a Internet supera as mídias tradicionais

09/07/2009

Recente matéria de Venício Lima para site Envolverde/Carta Maior conseguiu demonstrar a supremacia das mídias digitais sobre as mídias tradicionais. Baseado em recentes pesquisas ficou claro que a Internet hoje tem uma grande representatividade quando se busca informação, diversão, cultura e serviços.

Mas diferentemente das mídias tradicionais o usuário deixa a passividade de lado para assumir o comando na emissão das informações e na elaboração de conteúdo. Segundo a matéria, uma pesquisa revelou que 83% dos consumidores de mídia no Brasil produzem seu próprio conteúdo de entretenimento usando, por exemplo, programas de edição de fotos, vídeos e músicas. O público de faixa etária entre 26 e 42 anos é o mais envolvido com atividades interativas na rede.

Lima afirma que a Internet ultrapassou a televisão, conforme revelou uma pesquisa feita pelas Consultorias Deloitte Touche Tohmatsu e pelo Harrison Group, denominada de “O Futuro da Mídia”. A pesquisa, realizada simultaneamente nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra, no Japão e no Brasil, identificou como pessoas entre 14 e 75 anos “consomem” mídia hoje e o que esperam da mídia no futuro. A pesquisa feita no segundo semestre de 2008 teve a amostra dividida em quatro grupos de faixas etárias: a “Geração Y”, com idade entre 14 e 25 anos; a “Geração X”, que tem entre 26 e 42 anos; a “Geração Baby Boom”, formada por pessoas entre 43 e 61 anos; e a “Geração Madura”, que compreende os consumidores entre 62 e 75 anos. No Brasil, foram ouvidas 1.022 pessoas, classificadas nas quatro faixas etárias.

A pesquisa concluiu que os brasileiros são os mais consomem informações dos mais variados canais, em comparação com os demais países, com destaque especial para as atividades on-line. Os consumidores brasileiros gastam 82 horas por semana interagindo com diversos tipos de mídia, incluindo o celular.

Um dado extremamente revelador é que assistir à televisão é a fonte de entretenimento preferida pelos entrevistados de todos os países participantes da pesquisa, com exceção do Brasil. Entre nós, a TV aparece em terceiro lugar, as revistas em sétimo, o rádio em nono e os jornais em décimo.

Internet supera mídias tradicionais

Internet supera mídias tradicionais

O quadro (adaptado) abaixo revela as preferências brasileiras.

Fontes de entretenimento favoritas – Brasil

1º – Assistir a filmes em casa (não inclui filmes na TV) ………55 %
2º – Navegar na internet por interesses pessoais ou sociais……53 %
3º – Assistir à televisão …………………………………………………….46 %
4º – Ouvir música (usando qualquer dispositivo ………………….36 %
5º – Ir ao cinema ……………………………………………………………..30 %
6º – Ler livros (impressos ou on-line) …………………………………25 %
7º – Ler revistas (impressas ou on-line) ………………………………16 %
8º – Jogar videogames ou jogos de computador …………………..14 %
9º – Ouvir rádio ……………………………………………………………….13 %
10º – Ler jornais (impressos ou on-line) ……………………………..12 %

Destaque para as redes sociais

A pesquisa Deloitte/Harrison faz referencia a outra pesquisa divulgada em junho de 2008 pelo Ibope/Net Ratings sobre o surgimento das “redes sociais virtuais”, ou seja, os sites de relacionamento que reúnem internautas com os mesmos interesses. Segundo esta pesquisa, 18,5 milhões de pessoas haviam navegado neste tipo de site em maio de 2008. Se somados os fotologs, videologs e programas de mensagens instantâneas, o número salta para 20,6 milhões.

Lima destaca ainda que no painel de abertura do 8º Tela Viva Móvel, dia 20/5, em São Paulo, o gerente de conteúdo e aplicações da Oi, Gustavo Alvim, informou que as redes sociais já desempenham papel mais importante que o acesso a emails no cenário da internet mundial. Em média, enquanto 65,1% dos usuários mundiais de internet acessam emails, 66,8% acessam redes sociais. “E o Brasil é o líder absoluto em redes sociais, com 85% de seus internautas que acessam pelo menos uma rede social”.

Oportunidades para quem não quer ficar de fora deste grande filão.

Com informações da matéria de Venício Lima, Pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília – NEMP – UNB, para o Portal Envolverde/Agência Carta Maior

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 09/07/2009 00:50

    Oi passando para desejar felicidades e dizer que adorei o blog, peço para dar uma olhadinha no meu: http://gilbertogil.wordpress.com/ ´´Descrevo,como vejo´´ é um blog de humor criado no intuito de fazer humor ao mesmo tempo informar, lá você pode se divertir e fazer donwloads de livros como crepúsculo, o segredo e muito mais..acompanhar o concurso beldades do orkut 2009 e votar. Espero que gostem e comentem, dessa forma iremos crescer juntos….valeu…!

    • Ricardo Campos permalink*
      09/07/2009 16:57

      Obrigado Gilberto,
      Vou fazer uma visita no sue blog com certeza.
      Um abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: