Skip to content

Dia Mundial do Meio Ambiente: temos algo a comemorar?

05/06/2009

Hoje, dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Mas será que temos mesmo algo a comemorar? Afinal as notícias sobre o aquecimento global e a degradação do planeta são cada vez mais assustadoras, e as ações para diminuição do impacto humano são ainda muito incipientes e aumentam de uma forma muito lenta. 

Falta ainda uma conscientização da população mundial e também dos empresários que continuam insistindo na utilização de materiais e produtos prejudiciais ao meio ambiente ou que favoreçam a sua degradação. O aumento do consumo também contribui para que a cada dia sejam emitidas enormes quantidades de CO2 (Carbono) e que se produza quantidades exorbitantes de lixo e consequentemente CH4 (Metano), mais poluidor e prejudicial a camada de ozônio do que as emissões de carbono.

 

Mas boas notícias também nos mantêm com esperanças, conforme divulgado ontem pela Folha de São Paulo que destacou que empresários brasileiros estão divididos entre o lucro e a sustentabilidade, segundo pesquisa da Grant Thornton International com 7.200 empresas de 36 países, que mostra que 43% dos brasileiros estão dispostos a diminuir rentabilidade dos negócios para preservar o ambiente. O índice poderia ser maior, mas já chega a quase a metade dos entrevistados. 

Ações de algumas empresas e também de consumidores conscientes também nos deixam otimistas e esperançosos, pois conseguem demonstrar que somos capazes de reverter um futuro sombrio que está por vir, caso continuemos no mesmo ritmo de outrora. Mas para mudar é necessário boa vontade e atitude. 

Que daqui para frente possamos agir para realmente ter o que comemorar.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: