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A Web 2.0 como foco do Marketing

28/04/2009

 

Stuart Read, responsável pelo departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Publicação da IMD, em matéria para o Portal Mundo do Marketing falou sobre a Web 2.0 e de como esta onda colocou a internet de cabeça para baixo e deixou profissionais de marketing de cabelos em pé por não acreditarem e nem considerarem a tendência em suas estratégias.

 

A inovação proposta pelas redes sociais e as excelentes oportunidades de comunicação com clientes, geram, segundo o autor, vantagens competitivas para aqueles profissionais de marketing que dominam as novas ferramentas.

 

O marketing descobre a Web 2.0

O marketing descobre a Web 2.0

 

Read relaciona ainda algumas informações sobre como otimizar os resultados com a Web 2.0

 

1. Ouça e entenda. Os consumidores interagem na web através de tecnologias sociais como blogs, YouTube, Orkut, Facebook e fórum de consumidores. Sintoniza com ideias valiosas com as necessidades e desejos dos consumidores. Del Monte, por exemplo, usa uma comunidade privada para entender os desejos dos donos de animais de estimação.

 

2. Fale. Blogs executivos como o FastLane da GM são um caminho rápido e direto para falar e conversar com a base de consumidores. Mas os negócios devem estar propensos a abandonar o controle de mensagem de métodos antigos. Postagens de blogs não são assinadas pelo setor de relações públicas. Se sim, elas serão percebidas como falsas. Outra forma de alcançar a audiência é criando podcasts como a IBM. Aumente o impacto de podcasts incluindo textos para garantir que sejam encontrados por mecanismos de buscas e encorajando a assinatura de RSS.

 

3. Energize, apoio e embarque. Use tecnologias sociais para unir seus mais entusiásticos consumidores, dar força ao seu poder de boca-a-boca e transformá-los em embaixadores da marca, como a Fiskar Brands fez com a sua comunidade “Fiskateers” ou a Nike com a Nike+. Ferramentas como fóruns e wikis ajudam consumidores a apoiarem uns aos outros e pode poupar custos para companhias que mantém fóruns, como Intuit. Os consumidores podem também ser integrados nos negócios. A IdeaStorm da Dell é um poderoso exemplo de como as sugestões dos consumidores podem ajudar a melhorar produtos.

 

4. Persiga e gerencie a marca. Quando consumidores dividem informações através de tecnologias sociais, eles podem ter um real impacto na sua marca. Use o Technorati (Technorati.com) para saber quem está blogando sobre você, onde e o quê está sendo dito. 

 

5. Ganhe a dianteira com informação atualizada. Assine fontes RSS para entregar informação atualizada e valiosa para você. Algumas fontes RSS úteis que você pode assinar:


• Blogs, sites de notícia, etc. que falam de sua companhia ou produto
• Website de concorrentes, novidades e blogs que cobrem competidores
• Buscador de notícias e tendências relacionados ao seu mercado.

 

6. Reforce a comunicação interna. Use as ferramentas da Web 2.0 para melhorar a efetividade das organizações através de um melhor gerenciamento de conhecimento, encorajando colaboração, reforçando a cultura da companhia e fornecendo oportunidades de treinamento.

 

Análise da matéria

 

A matéria de Read não traz muitas novidades na discussão conceitual sobre a Web 2.0, mas reforça o coro sobre sua importância e aplicabilidade, principalmente em tempos de crise.

 

Uma das análises também diz respeito ao uso de assinaturas do setor de relações públicas em blogs. É importante destacar que a profissão surge como uma das mais atuantes na Web 2.0 justamente por já ter como premissa básica o relacionamento e a interlocução com os públicos institucionais. Mas o papel do profissional de Relações Públicas é agir nos bastidores, não assinando diretamente os posts de um blog institucional, sendo dever do presidente ou de um representante do alto escalão institucional.

 

O fato é que o diálogo na Web 2.0 deve ser franco, transparente, pois qualquer iniciativa contrária pode levar todo o projeto por “água abaixo”.

 

Com informações da matéria de Stuart Read para o Portal Mundo do Marketing

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