Skip to content

Sustentabilidade: tema desperta a área de eventos para sua importância

03/04/2009

 

Por estar constantemente publicando posts sobre a sustentabilidade venho recebendo muitos pedidos de orientação e dicas, na maioria solicitações de universitários que vão trabalhar o tema em seus TCCs. O interessante é que surgem universitários de várias áreas, inclusive de Design de Interiores, demonstrando que a sustentabilidade é um tema que já desperta todas as áreas para sua importância.

 

Um exemplo desta realidade foi revelado pela matéria de Pollyanna Melo para o site Administradores.com, ao discorrer sobre a estratégia da agência Plano 1 de incluir conceitos de sustentabilidade na produção de ações promocionais e eventos empresariais como diferencial. A agência acredita que medidas simples e práticas podem ser incorporadas por todas as agências para reduzir o impacto ambiental das ações promocionais e eventos.

“Cada dia mais percebemos a tendência do desenvolvimento de ações promocionais e eventos sustentáveis, mas muitas pessoas imaginam que, para tornar uma ação sustentável, basta neutralizar o carbono das emissões. Na verdade, o conceito de sustentabilidade é bem mais amplo e deve contemplar não apenas a preocupação com a natureza, mas também uma responsabilidade social”, afirma Maurício de Almeida Prado, sócio e diretor de planejamento da agência.

 

Eventos: sustentabilidade em pauta

Eventos: sustentabilidade em pauta

De acordo com a Plano1, para tornar um evento ou ação sustentável, as cinco principais etapas são:

Substituição de materiais


Ao invés de utilizar cenografias em madeira, bastante comuns para ambientação de ações promocionais e eventos, a dica é substituir por estruturas modulares reaproveitáveis. Outra opção é a substituição destas estruturas por tecidos ou apenas por efeitos de iluminação e projeção.

Neutralização de carbono


Em parceria com consultoria especializada, é possível neutralizar do carbono emitido durante o evento ou ação. A empresa calcula a quantidade de poluentes lançados e compensa a emissão por meio do plantio de árvores, em número equivalente ao necessário para neutralizar o que foi gerado.


Brindes verdes

Outra iniciativa é a distribuição de itens ecológicos nas ações que requerem brindes. Na confecção destes materiais, a madeira de reflorestamento pode ser preferida ao invés do plástico, o que reduz o impacto ao meio ambiente. “Parcerias com ONGs também podem garantir “brindes verdes”, ao mesmo tempo em que auxiliam no desenvolvimento de comunidades carentes”, acrescenta Almeida Prado.

Reciclagem


As agências podem firmar parcerias com empresas especializadas em descarte e reciclagem do material utilizado em eventos e ações promocionais. “O objetivo deste projeto é contribuir com toda a cadeia beneficiada nesta prática, tanto as cooperativas, quanto os catadores que fazem a coleta e a seleção”, afirma o diretor.

Campanhas educativas

A agência também orienta seus clientes ao desenvolvimento de material de comunicação que informe a preocupação da empresa com a preservação ambiental. “Esta é uma maneira de associar a marca a atitudes positivas e corretas, ao mesmo tempo em que ajuda a conscientizar o público-alvo da importância de se ter uma consciência ambiental”, completa.

 

Fonte: Administradores.com

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: