Skip to content

Estratégias da Web 2.0 são as armas da SulAmérica e Johnnie Walker para se relacionar com clientes e prospects

05/03/2009

 

A Web 2.0 está novamente em pauta em matéria de Guilherme Neto para o Portal Mundo do Marketing. Com base nas experiências das marcas SulAmérica e Johnnie Walkerds o autor conclui que a Web 2.0 continua se fortalecendo e criando boas perspectivas para que as empresas possam se relacionar de forma mais eficiente com seus clientes e prospects.

 

O autor destaca que as empresas estão indo além do MSN e Orkut e criando seus próprios canais de relacionamento com consumidores na internet. “Com o objetivo de fidelizar clientes, algumas empresas estão entrando de cabeça na web 2.0 ao convidar consumidores a experimentar e se relacionar com produtos também no ambiente virtual.”, conclui.

 

Com a plataforma “SulAmérica.com Você” lançada há apenas dois meses, a SulAmérica seguros conseguiu a expressiva marca de 125 mil acessos, 32 mil usuários únicos e o cadastro de 16,8 mil deles. As áreas que envolvem a interação com o consumidor são as mais visitadas e fazem o maior sucesso, como ferramenta Você aos 60, que simula a aparência do consumidor aos 60 anos, remetendo ao plano de previdência da companhia. Outra ferramenta não menos interessante é o Car Watch, que avisa quando o carro precisa passar por alguma revisão, fazendo relação aos seguros de automóveis.

 

Com estas ações a empresa já colhe bons resultados e pretende investir em outras ações que proporcionem a interação com o usuário. O canal criou possibilidades da empresa aumentar e qualificar sua base de clientes e prospects com informações valiosas, além de ser importante para contrapor eventuais boca-a-boca negativos em canais de mídias sociais. “Em um mundo em que não podemos controlar o conteúdo sobre a marca na internet, podemos através de uma ferramenta proprietária mostrar seus pontos positivos, combatendo o que possa estar sendo dito de negativo nas redes sociais”, explica Fabrício Saad que é Superintendente de CRM e Internet da empresa.

 

 

Johnnie Walker também lança canal para seus consumidores

Com o site Keep Walking Club a Johnnie Walker também aposta na Web 2.0 para se relacionar com seus consumidores.  A marca que já fazia promoções exclusivas para seus consumidores, agora pretende aumentar a sua base de dados. O novo portal trará conteúdos exclusivos aos que se associarem ao clube, o que pode ser feito gratuitamente pelo próprio site. As ações exclusivas para os cadastrados no clube também continuarão, dessa vez com o apoio de divulgação do novo site.

 

Johnnie Walker: apostando na Web 2.0 para se relacionar com seus consumidores

Johnnie Walker: apostando na Web 2.0 para se relacionar com seus consumidores

 

A matéria destaca ainda outra boa idéia, o site o Churraskeiro, uma parceria entre a Smirnoff e Wessel. Depois de uma pesquisa feita pela marca de bebidas apontar que 44% das vezes em que os consumidores consomem caipirinha é em churrasco, a empresa aliou-se com o frigorífico Wessel e criou um canal de relacionamento dentro do Yahoo. O “Churraskeiro” traz diversas dicas e aplicativos para melhorar a experiência de um bom churrasco. Em sete meses, o site atraiu mais de um milhão de acessos.

 

Todas estas boas experiências demonstram de forma prática como a Web 2.0 pode ajudar as organizações a se comunicarem com seus clientes, consumidores e prospects. É notório que estratégias de comunicação digital não podem estar caracterizadas pelos tradicionalismos que envolvem a grande maioria das empresas. É necessário portanto ousadia para construir uma base sólida para relacionamentos duradouros entre o cliente e sua empresa, sendo a Web 2.0 um facilitador para esta difícil missão.  

 

Com informações de Guilherme Neto para o Portal Mundo do Marketing

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: