Skip to content

Prefeitura de Belo Horizonte lança serviço de informação para usuários do transporte coletivo

12/12/2008

 

A Prefeitura, por meio da BH­Trans e em parceria com o Goo­gle, lançou o “Como Chegar”, mais um serviço destinado a informar os usuários do transporte coletivo da capital sobre alternativas de rotas entre dois endereços utilizando ônibus ou metrô a qualquer dia e hora.

 

Por meio de um convênio inédito celebrado com o Google Brasil, Belo Horizonte e São Paulo são as primeiras cidades fora dos Estados Unidos e da Europa a oferecer alternativas de rotas aos usuários do transporte coletivo a partir de origem e destinos definidos. O lançamento do serviço foi realizado simultaneamente nas duas capitais, por videocon­ferência, nos escritórios do Google em ambas as cidades.

 

Em Belo Horizonte, o “Como Chegar” integra a base de dados do sistema de ônibus da BHTrans com a plataforma Google Mapas – referência mundial em soluções geo­rreferenciadas – e permite que o usuário faça seus deslocamentos de forma planejada.

 

“Belo Horizonte e São Paulo foram escolhidas para iniciar o projeto Google Transporte Público na América Latina porque, além de serem importantes metrópoles brasileiras, são duas cidades onde a estrutura de informações sobre o transporte está madura”, explica o gerente de Produtos para América Latina do Google, Marcelo Quintella.

 

De acordo com o diretor-geral do Google no Brasil, Alex Dias, “a inclusão de rotas do transporte público torna o Google Mapas ainda mais relevante para os usuários brasileiros, sobretudo nas duas capitais, pois a missão da empresa é tornar as informações mais acessíveis a todos”.

 

a informação em favor da mobilidade urbana

Parceria entre poder público e organizações privadas: a informação em favor da mobilidade urbana

 

 

Qualidade de vida

 

Pesquisa encomendada pela BHTrans e realizada pelo Instituto Doxa em novembro mostra que 20% das pessoas que utilizam o carro como principal meio de locomoção dizem não usar o ônibus por falta de informação.

 

O diretor-presidente da BHTrans, Ricardo Men­danha, salienta que a informação é essencial para o aprimoramento do serviço de transporte coletivo. “O objetivo principal da parceria com o Google é aumentar o número de usuários do transporte coletivo e, com isso, melhorar a qualidade de vida na cidade, uma vez que, sem um bom transporte público, não existe solução para o trânsito”, afirma.

 

O serviço pode ser a­cessado pelo link “Como Chegar” no portal da BH­Trans  e no Google Maps Brasil.

 

A novidade implementada pelas Prefeituras e Belo Horizonte e São Paulo são uma demonstração de como as inovações tecnológicas ajudam a sociedade a obter soluções e a ter mais qualidade de vida. Um projeto inovador de mais uma parceria o poder público e as organizações privadas, que por meio da informação impacta diretamente num grande problema que é a mobilidade nas grandes capitais.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: