Skip to content

Logística: desafio para a gestão de negócios

05/12/2008

 

A logística é uma das principais áreas de gestão de uma empresa e tem uma grande importância para o sucesso de qualquer empresa, afinal ela é a área responsável por prover elementos essenciais como insumos, recursos, equipamentos e informações. Conceitualmente a logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. (Carvalho, 2002, p. 31).

 

No Brasil a logística ganhou papel de destaque, pois é considerada um dos principais obstáculos ao desenvolvimento das empresas e concomitantemente um fator determinante para se garantir a competitividade. A dinâmica do mercado exige cada vez mais rapidez e otimização dos processos de movimentação de materiais, interna e externamente. A relevância é ainda maior para as áreas produtivas e ligadas as operações de exportação ou importação.

 

A raiz do problema é estrutural e externa às empresas, pois recai sobre os poderes públicos a responsabilidade pela melhoria na infra-estrutura do País, que necessita de maior modernização e intermodalidade. No entanto, as medidas tomadas para melhoria da infra-estrutura de transporte no Brasil não acompanham as rápidas mudanças que as empresas devem se submeter para permanecerem no mercado. E qualquer atraso na adaptação a essas mudanças pode gerar perda de competitividade e ainda dificultar o processo de crescimento das empresas.

 

Diante destes problemas estruturais são necessárias soluções inovadoras e melhoria da capacidade técnica para acompanhar os desafios mercadológicos e vencer os obstáculos logísticos próprios do País.

 

 

Em recente artigo publicado no Portal Administradores, o coordenador do Programa de Internacionalização de Empresas do IDORT/SP, Sr. José Manuel Meirele, que atua há mais de 25 anos na área de comércio exterior e logística.discorre que mais do que a especialização em processos logísticos e o investimento em novas tecnologias de informação, comunicação e novos métodos de trabalho, é preciso mudar a mentalidade da cultura empresarial. Uma mudança que possibilite a empresa manter cadeias logísticas com maior agilidade, associada à capacidade de inovação e ao desenvolvimento de competências logísticas dos executivos, que contribuirão decisivamente para o crescimento sustentável das empresas. Segundo Meirele a compreensão do processo logístico de forma integrada e a especialização de todas as áreas e executivos envolvidos, direta ou indiretamente, nas operações logísticas – compras, armazenagem, estocagem e expedição de produtos, garantem o crescimento de uma companhia.

Meirele levanta ainda um outro problema enfrentado na área, a carência de profissionais habilitados a operacionalizarem de forma eficiente todas as tecnologias disponíveis. Desta forma, as empresas brasileiras necessitarão de executivos e gestores bem treinados e prontos para assumirem as atividades logísticas da organização. São as oportunidades que surgem com o crescimento do país e aumento da produção industrial, que deve ter números mais modestos nos próximos meses por conta da crise mundial.

 

De qualquer forma é importante destacar esta importante área para a gestão de negócios e nos últimos anos vem recebendo uma atenção especial com a criação de inúmeras vagas para o setor.

 

Fonte: Portal Administradores

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: