Skip to content

Empresas se preocupam com Responsabilidade Social é o que diz pesquisa

02/12/2008

 

A BDO Trevisan realizou, entre fevereiro e maio de 2008, a terceira edição da pesquisa sobre Responsabilidade Social Corporativa / Sustentabilidade e teve participação de mais de 100 empresas brasileiras, o que corresponde a 18% das 800 instituições procuradas.

Durante três anos de pesquisa, 2.400 empresas receberam o questionário e 328 colaboraram com respostas objetivas que serviram para uma análise mais detalhada do universo da sustentabilidade no mundo corporativo. A participação nacional das empresas no estudo cresce a cada ano. Em 2006 foram 76, no ano seguinte, o número subiu para 113. Já em 2008, o número de colabores com o estudo foi de 137 corporações dos setores da Indústria, Serviços e Associações/Terceiro Setor.

“Conseguimos fazer uma avaliação positiva sobre o tema entre os pesquisados, mesmo que o número de empresas que responderam este questionário foi inferior ao esperado”, afirma Mauro Ambrósio, sócio-diretor da BDO Trevisan que coordenou a pesquisa. Para ele, “o estudo mostrou que a consciência das organizações e de seus executivos aumentou bastante em relação ao tema, mas ainda há muito a ser percorrido e melhorado”, diz.

O Estudo mostra que 44% das empresas ouvidas possuem orçamento específico destinado ao tema. “Durante os três anos da pesquisa, verificamos um aumento considerável no número de empresas que elaboram relatórios dessa natureza e que a publicação desses documentos é crescente quanto à preocupação com a validação das informações qualitativas e quantitativas. Isso demonstra a preocupação do empresariado em construir maiores vínculos com a sociedade, além de enfatizar a sua preocupação com a transparência e ética”, conclui Ambrósio.

Os números do estudo mostram que muitas perguntas ficaram sem resposta, o que restringiu a precisão dos dados levantados sobre vários assuntos.

 

 

preocupação cada vez mais presente nas organizações

Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial: preocupação cada vez mais presente nas organizações

 

Análise de alguns resultados

Apenas 46% das empresas entrevistadas possuem uma área específica de Responsabilidade Corporativa / Sustentabilidade. Dessas, 52,5% elaboram e publicam um relatório anual sobre o tema.

Mais de 60% das empresas consideram o tema como estratégia de negócios e 58% entendem que responsabilidade social é uma prática de governança.

Em relação ao bem estar dos funcionários, 59% das empresas garantem ter um canal de comunicação aberta entre a instituição e seus colaboradores. 54% afirmam ter no orçamento investimentos em treinamentos e capacitação profissional e 53% das empresas confirmam que dispõem de programas de melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade de vida dos funcionários.

 

Este texto que foi retirado do Portal Administradores com informações da assessoria da BDO Trevisan demonstra que é necessária cautela ao verificar os dados do instituto, já que a amostra foi de apenas 18% num universo de mais de 800 empresas que receberam os questionários. Não tenho conhecimento de todos os dados, mas é importante identificar quais foram as empresas que responderam e o porte de cada uma, pois é notório que as grandes corporações realmente já possuem suas áreas de responsabilidade social, mesmo que de fachada utilizando-se apenas de estratégias de marketing e não de transformação socioambiental. Mas para a grande maioria das pequenas e médias organizações do nosso país, o tema responsabilidade social e sustentabilidade ainda é uma realidade distante.

 

Claro que os números são para comemorar, afinal eles demonstram que o tema já está presente na agenda das organizações, mas é necessário mais educação, mais informação, mais conscientização e mais atitude, mesmo por parte daquelas empresas que já possuem áreas destinadas a responsabilidade social e a sustentabilidade.

 

Com informações do Portal Administradores

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Mariely permalink
    10/03/2010 16:04

    voces podiam colocar os nomes das empresas que possuem responsabilidade socioambiental.
    seria bem legal e ajudaria varias pessoas.
    espero que possam fazer isso.
    abraços!

  2. Kelli Cristina permalink
    14/06/2010 20:23

    Boa tarde Ricardo.

    Muito se tem falado sobre responsabilidade social, mas porque as empresas estão estão mais preocupadas em desenvolver ações de responsabilidade social no atual cenário mercadológico?

    • Ricardo Campos permalink*
      16/06/2010 04:10

      Olá Kelli,

      Hoje existe uma série de fatores que fazem com que as empresas se preocupem com a temática. Um destes fatores é o próprio consumidor que hoje esta mais atento com o que consome e que valoriza empresas que tem iniciativas de responsabilidade social. Além disso, até para conseguir empréstimos com boas taxas uma das exigencias é ter projetos de responsabilidade ambiental. O marketing social hoje é parte da cultura empresarial, muitas organizações a fazem para ter uma boa repercução entre os seus públicos, outras realmente mobilizam e realizam uma série de ações de interferencia na realidade sem se preocupar com a repercusão de suas ações.

      Acredito que independente das intenções, o fato de realizar boas práticas favorece principalmente a comunidade e até as regiões onde as ações são praticadas. Isso não é positivo?

      Obrigado pela sua visita.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  3. Luiz Carlos permalink
    15/11/2011 15:51

    o que uma empresa precisa fazer , atuando para ser enquadra como uma empresa que demonstre responsabilidade social?

    • Ricardo Campos permalink*
      19/11/2011 17:46

      Olá Luiz,

      acredito que a primeira coisa é a empresa olhar para si, o ambiente em que atua e como seu produto e serviço impacta o mundo em que vivemos. É importante olhar também ao redor, a comunidade e suas necessidades. Depois é fazer uma análise de como a empresa pode criar soluções e contribuir para melhoria dos cenários. A Atuação da empresa é que faz toda a diferença.

      Um abraço e obrigado pela visita.

      Ricardo Campos

  4. rosilene permalink
    23/02/2012 16:48

    quero saber o nomes de algumas empresas que desenvolvam ações de responsabilidade social

    • Ricardo Campos permalink*
      25/02/2012 14:38

      Olá Rosilene,

      Nossa, são tantas empresas que mantem ações de responsabilidade social hoje em dia. Para citar algumas grandes empresas, temos a Natura, a Vale, a Patrobrás, a Caixa. Mas este não é um privilégio apenas das grandes empresas, hoje é fundamento para a maioria das empresas de pequeno e médio porte também.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: