Skip to content

Brasil na crise: de coadjuvante a protagonista

01/12/2008

 

Muito se tem falado da crise mundial e do enfrentamento de recessão, que já é uma realidade para países como os Estados Unidos e o Japão. No Brasil a crise já surte efeito, pois a previsão de crescimento que no ano de 2008 deve ficar em torno de 5,24%, em 2009 deverá girar abaixo dos 3%.

 

Apesar da previsão de diminuição do crescimento, o país se encontra numa posição privilegiada, assim como outros países emergentes. Especialistas dizem que o impacto na economia brasileira não será comparado ao das grandes nações, e tudo por causa da boa gestão do Banco Central e outros fatores de suma importância no atual cenário econômico mundial:

 

·          Não temos bancos de investimento no Brasil, o que segundo Kanitz, articulista da Revista Veja, já é um problema a menos.

·          No Brasil só temos bancos comerciais que são muito bem controlados pelo Banco Central e que ainda tem um índice de alavancagem muito menor do que os bancos de investimentos americanos.

·          O Banco Central tem reservas estipuladas para os dias de crise. Hoje temos US$ 200 bilhões para sustentar uma crise duradoura, sem ter que se endividar para cobrir furos de caixa.

·          Temos um dos mais modernos e rápidos sistemas financeiros do mundo implantado devido à inflação galopante dos anos 90.

 

 

Por causa destas vantagens e deste forte controle sobre as instituições financeiras é que o Brasil se encontra em posição de destaque. Especialistas acreditam que serão países como o Brasil que ajudarão as outras nações a se restabelecerem.

 

Diante desta crise e a situação brasileira frente as outras nações, é possível vislumbrar um cenário extremamente positivo para o crescimento da força do país no exterior. É a oportunidade de países como Brasil, Índia e China saírem da posição de coadjuvantes para o de protagonistas, conseguindo assento nos grupos das grandes nações. É preciso encarar este momento com muita seriedade, pois é a chance que estes países tem para começar a dar as “cartas”.

 

Avante Brasil!

 

Com informações do site do Kanitz

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: