Skip to content

Uma nova era para as eleições

23/11/2008

 

Após o alvoroço causado pelas eleições é importante fazer algumas reflexões em torno do papel da internet nas eleições.

 

Com o fortalecimento da democracia e o surgimento de novas formas de comunicação estas eleições, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, ganharam uma nova dimensão: o da persuasão via internet.

 

No Brasil temos exemplos muito pontuais de como a internet alterou o modo de se fazer campanha nas eleições municipais e de como este novo meio foi utilizado maciçamente pelos eleitores para buscar informações sobre candidatos e seus projetos e assim fundamentar a sua escolha.

 

Em São Paulo Marta Suplicy e Gilberto Kassab travaram uma árdua disputa que teve a internet como meio de comunicação com seus eleitores. Mas em Belo Horizonte esta disputa pelos meios digitais teve um grande alcance e proporcionou entre o primeiro e o segundo turno, mudanças consideráveis na preferência do eleitorado.

 

Leonardo Quintão e Márcio Lacerda  utilizaram a rede de forma muito intensa e com apoio das redes sociais, formadas por apoiadores e detratores, conseguiram transformar a disputa na capital mineira em uma das mais emocionantes dos últimos tempos.

 

 

O vídeo acima foi divulgado pelas redes sociais e visto maciçamente pelos eleitores de Belo Horizonte. Vídeos como este, ajudaram a definir os rumos das eleições municipais.

 

Em recente conversa com pesquisadores no I Simpósio Nacional de Marketing Político e Opinião Pública, foi possível perceber que a forma de como a campanha aconteceu pela internet e os resultados de todo este processo serão alvo de futuras pesquisas sobre o tema.

 

Mesmo o TRE tentando engessar a divulgação pela internet, com a lei 22.718, mais uma vez ficou provado que a internet é um espaço livre para manifestações democráticas e também um canal importante de informação e denúncia, e no qual não se consegue impor um rígido controle.

 

O fato é que a internet verdadeiramente mudou as estruturas e os resultados das eleições, bem como a forma de se comunicar com os eleitores.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: