Skip to content

Promover experiência. Este é o recado

09/11/2008

 

O IV Seminário Marketing 360º, evento que reuniu grandes nomes do marketing nacional e internacional, deixou um grande recado para todos os participantes: promovam experiências. Todos os 14 palestrantes que passaram pelo seminário destacaram a importância desta estratégia e de como as marcas devem conquistar seus clientes através de momentos únicos.

 

As novas fronteiras do Marketing, apontadas por Paulo Giovanni, da Mix Brand Experience e Pop Trade, situou a todos que a comunicação tradicional está perdendo espaço para novas formas e meios de se comunicar a cada dia. Ganhar espaço no ponto-de-venda ou de contato direto com o consumidor nunca foi tão importante.

 

empresas devem criar momentos únicos para seus clientes

Poder da experiência: empresas devem criar momentos únicos para seus clientes

 

Inovação e relacionamento

 

No campo das ações de comunicação, Peter Krieg (foto), CEO Mundial e um dos fundadores da Copernicus Marketing Consulting, deixou claro que temos que experimentar novas formas de conquistar o consumidor. O destaque são as ações de branded content e que usam o próprio consumidor como mídia. Investir pelo menos 15% em novas ações deveria fazer parte do orçamento de toda companhia.

 

Quando o assunto é relacionamento com cliente – outro tema que gerou grande interesse – a palavra de ordem entre os tradicionais programas de fidelidade é relevância. Somente conseguem aumentar o valor do cliente aquelas empresas que dão algo de relevante em troca.

 

E somente as empresas que conhecem bem os seus consumidores conseguem oferecer boas experiências a eles. Daí a importância do banco de dados, que se enriquece com as possibilidades da internet participativa e interativa. Hoje é possível captar diversos hábitos e desejos do consumidor com um clique, mostrou Danilo Vasconcellos (foto), Head de Planejamento Estratégico da Accentiv’ Brasil.

 

A importância da experiência

 

Tão importante quanto tudo isso só mesmo a tal da experiência. Desde um bom atendimento numa loja tradicional, conforme salientou Marcelo Cherto, Presidente do Grupo Cherto, até um jantar nas alturas, conforme mostrou Beth Furtado (foto), Diretora de Planejamento da QG Propaganda e autora do livro “Desejos Contemporâneos”.

 

sinônimo de resultado positivo

Consumidor satisfeito: sinônimo de resultado positivo

 

Beth deixou claro algo que esquecemos constantemente: Marketing é uma disciplina voltada para as pessoas. E, sem medo de ser piegas, pessoas vivem de experiência. E o que estamos proporcionando aos nossos clientes? Filas, falta de atendimento, produtos padronizados, pós-venda deficiente.

 

Muitas empresas estão se inspirando na gestão dos produtos e serviços do luxo para promover experiências únicas. Antes, porém, deveriam fazer o dever de casa muito bem feito. No luxo, apresentado no primeiro evento do Mundo do Marketing em São Paulo por Luiz Tambor (foto), Diretor de Marketing da Land Rover no Brasil, a qualidade e o serviço devem ser impecáveis.

 

Este assunto, aliás, não deveria estar em pauta, mas quando se fala em experiências, temos que destacar as memoráveis porque o que não falta são más experiências que as empresas promovem aos seus clientes todos os dias. É a internet que fica lenta, o celular que não funciona. Isso é experiência.

 

Fonte: Bruno Mello – Mundo do Marketing

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: