Skip to content

Excelência em gestão e comunicação

06/10/2008

 

Um dos grandes desafios da gestão de um negócio é manter uma equipe motivada e focada nos objetivos organizacionais. Muitas das vezes ignoradas pelas empresas o público interno necessita de um bom clima organizacional para gerar resultados. E muitas empresas já identificaram que para manter uma boa produtividade é necessário antes de mais nada promover um ambiente favorável para o desenvolvimento dos funcionários, com uma comunicação transparente, oportunidades de participação efetiva nos projetos da empresa, reconhecimento e incentivos e outras variáveis que compõem as estratégias de endomarketing.

 

Um case de sucesso é da VisaNet Brasil, empresa responsável pelo relacionamento com estabelecimentos comerciais afiliados ao sistema Visa. A empresa foi reconhecida pela excelência no gerenciamento de seu ambiente organizacional e por promover uma comunicação transparente com seus funcionários, pelo sétimo ano consecutivo em pesquisa realizada pelo Hay Group Brasil.

 

A pesquisa avalia aspectos de gestão, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento, carreira, qualidade de vida, comunicação, sustentabilidade e responsabilidade corporativa, levando em consideração a transparência na comunicação, ambiente de alta motivação e valorização das pessoas.

 

“A excelência em gerência é alcançada por estabelecermos o foco na gestão do ambiente, no valor que damos aos colaboradores e na transparência, assim como na comunicação bilateral. São aspectos que motivam e estimulam as pessoas a trabalharem alinhadas às metas de negócio e crescimento da empresa”, comenta Andrea Marquez, diretora-executiva de desenvolvimento organizacional da VisaNet.

 

Receber o prêmio por sete anos consecutivos é um indicativo do que a VisaNet faz de diferente. Ela está constantemente pensando no futuro, produtos e serviços que oferecerá aos clientes e ainda em como manter o desenvolvimento e a motivação da equipe.

 

 

 

“Essa visão faz com que a empresa sempre busque implementar novos conceitos, disseminar a cultura do conhecimento e a democratização de opiniões e decisões. Isso é incorporado e estimulado em todos os níveis hierárquicos da organização”, explica Andrea.

 

Para conseguir manter os funcionários alinhados com o planejamento estratégico da empresa, a VisaNet utiliza o portal corporativo, o “jornal-mural”, a newsletter e a TV com programas semanais, sendo um deles o Fala Presidente, que tem como objetivo tornar a liderança mais próxima, apresentando metas e resultados. Esses canais facilitam e colaboram para que as informações e o conhecimento cheguem a todos ao mesmo tempo e da mesma forma.

 

Além disso, a empresa possui uma estrutura que incentiva o diálogo, pois todos têm acesso a seus respectivos gestores e até mesmo aos executivos. “Embora não exista um caminho formal, todos são encorajados a contribuir, dar idéias, questionar e criticar, sempre buscando uma melhor solução. Por isso, os colaboradores participam de cafés-da-manhã com gestores imediatos, pois a organização acredita que é através de discussões, críticas e sugestões que os melhores produtos, serviços e resultados são alcançados”, explica Andréa.

 

Para companhias que também queiram atingir a excelência no gerenciamento de seu ambiente organizacional e promover uma comunicação transparente com seus funcionários, a VisaNet recomenda que cada um dos gestores se comprometa a fazer a gestão do clima da sua área e escutar seus colaboradores, mudando aquilo que for possível e se posicionando sobre o que e por que não é possível ser alterado.

 

“É importante oferecer novos desafios, possibilidades de desenvolvimento e crescimento, manter uma remuneração adequada, benefícios atraentes, trabalho de valorização dos profissionais, respeito aos valores e um processo de gestão do clima organizacional de modo a influenciar positivamente a qualidade do trabalho e vida do funcionário. Além do mais, tornar a liderança próxima dos colaboradores também faz diferença”, encerra Andréa.

 

O trabalho realizado pela VisaNet é como uma utopia para a maioria das empresas, mas é possível realizar ações neste sentido adequando-as a realidade de cada empresa. Com certeza os resultados gerariam um desempenho superior.

 

Com informações da Newsletter da Revista Liderança

www.lideraonline.com.br  

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: