Skip to content

Eleições 2008: o que a comunicação e a gestão tem a ver com isso?

17/09/2008

 

Esta semana escrevi dois textos sobre as eleições 2008 com recortes da disputa em Belo Horizonte. Muitos devem ter-se perguntando: mas o que isto tem a ver com comunicação e gestão?

 

Bom, eu explico. Logicamente que eu não perdi a oportunidade de fazer uma crítica a atuação dos candidatos a cargos públicos e a sua falta de seriedade na campanha. Mas a minha crítica tem um sentido maior tendo como alvo o trabalho realizado por comunicadores e marketeiros políticos que na busca, a “qualquer custo”, pelo voto dos eleitores, criam campanhas ridículas, incluindo aí jingles, cartazes, adesivos e mesmo o “nome artístico” do candidato.

 

É preciso que estes profissionais saibam que muito além da responsabilidade com as necessidades do candidato, eles têm a responsabilidade com o país, e que a eleição de pessoas despreparadas para assumir uma vaga na Câmara dos Vereadores ou na Prefeitura poderá impactar diretamente na sua própria vida, como profissional e como cidadão.

 

E não devemos fugir de nossas responsabilidades, pois como comunicadores devemos também conduzir o rumo da campanha planejando e alertando o viés de se entrar na briga predatória e popularesca da conquista dos votos.

 

A divulgação de dados sobre os carros dos candidatos também demonstram cuidados que os mesmos devem tomar ao registrar as informações sobe sua vida pessoal e os valores de campanha ao Tribunal Regional Eleitoral. A imprensa tem acesso a todas as informações e o que poderia ser uma jogada inteligente se transforma numa demonstração de má fé com informações importantes que poderiam fazer o povo escolher com consciência.

 

 

Acredito que político que quer realmente representar os direitos do povo, também quer ser eleito por cidadãos conscientes e com capacidade crítica de não se deixar levar pelos apelos da massa.

 

Apesar de ser uma utopia fica aqui o registro de um comunicador que gosta de política e observa as distorções da campanha eleitoral.  

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: