Skip to content

Capitalismo selvagem nas escolas

15/08/2008

 

O título do caderno de Economia do jornal Estado de Minas de 27 de julho de 2008 já dá o tom da matéria que tratou sobre o cenário concorrencial por que passa o mercado educacional, em especial ao mineiro.

 

A matéria destaca que com boa parte das vagas ociosas as faculdades passam a brigar pelos alunos, utilizando estratégias agressivas, semelhantes as do mercado de telefonia celular que buscam incessantemente por novos clientes, inclusive retirando-os da concorrência.

 

Entre as estratégias estão as formas diferenciadas de ingresso, seja por vestibular agendado, análise de currículo e mesmos provas on-line. Mensalidades baixas, descontos nas mensalidades, financiamentos próprios entre outras compõem as estratégias mais comuns.

 

Não é para menos, a educação superior é um mercado que movimenta 20 bilhões por ano e a cada dia o número de faculdades particulares aumenta, diminuindo a demanda e deixando vagas ociosas na grande maioria das instituições.

 

 

A reportagem de Karla Mendes ressalta ainda as fusões, as aberturas de capital e as aquisições feitas por grupos empresariais, que totalizaram 30 operações, somente no primeiro semestre deste ano. Coube a Minas Gerais mais da metade das operações realizadas no Brasil, 17 no total.

 

Realmente uma disputa desleal com instituições que investem na sua atividade fim que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Como sobreviver e garantir um ensino de qualidade com mensalidades que variam de R$ 150 a R$ 200,00?

 

Esta é uma conta que posteriormente vai ser paga pela nossa sociedade.    

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: