Skip to content

Google interno: um dos novos papéis da Intranet

01/08/2008

 

Antes utilizadas como meros repositórios de informação, as Intranets começam a ocupar o papel estratégico que este tipo de canal oferece, igualmente a outros meios tradicionais de comunicação interna. Neste contexto algumas empresas já perceberam a grande utilidade das intranets, utilizando-as com maior eficiência e inteligência.

 

Para Ricardo Saldanha, especialista em Intranets e Portais Corporativos e fundador do site Intranet Portal, as intranets começam a desempenhar um papel estratégico nas organizações: o de tornar as informações estratégicas mais acessíveis aos funcionários, sem comprometer a segurança e a confiabilidade de determinados dados. “É como se as organizações estivessem atrás de um Google interno, já que é muito demorado encontrar a informação certa, na hora certa, quando não há planejamento.”

 

Para Saldanha as empresas que tem o conhecimento e a informação como motores do desenvolvimento dos seus negócios, estão na frente dessa racionalização da utilização da Intranets.

 

aproximando o colaborador dos objetivos institucionais

Intranets: aproximando o colaborador dos objetivos institucionais

 

Mas a utilização com eficiência das intranets ainda tem um longo caminho a ser percorrido pelas empresas e instituições que utilizam este canal de comunicação com seus colaboradores e fornecedores.

 

Tive a intranet de grandes empresas como objeto de estudo, quando participava de um projeto de pesquisa na universidade. Este projeto gerou dois artigos científicos apresentados no Intercom 2006 e 2007 que podem ser conferidos na seção “artigos e projetos”.  As pesquisas demonstraram que as empresas estão preocupadas com a melhor utilização de suas intranets, mas que enfrentam dificuldades, como por exemplo, estruturar a informação de forma a favorecer a usabilidade e mesmo de conseguir criar uma cultura de acesso as informações presentes na rede interna.

 

O fato é que a Intranet, se bem utilizada, nos proporciona grandes oportunidades de gerar conhecimento junto a nossas equipes e de disseminar a cultura, a missão e os valores organizacionais.   

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Tereza Augusta Rihs permalink
    19/12/2008 11:18

    Eu gostaria de saber se a google possui comunicação interna, se é free, e quantas usuários ele permite?
    A empresa que trabalho ta tentando instalar o intrachat, mas eu tenho verdadeira veneração pelo google, e penso igual ao proprietario dela ” o que não tem na GOOGLE não existe no mundo”, e não sei se estou procurando da maneira errada, porque não estou conseguindo achar nada desse tipo.
    Se possível me retorne alguma coisa, muito obrigada.

    • Ricardo Campos permalink*
      05/01/2009 02:14

      Olá Tereza,

      Desculpe-me pela demora na resposta, fim de ano foi muita correria e não deu para responder sua mensagem.

      Primeiro quero agradecer a sua visita ao meu blog e espero que possa ser um espaço de reflexão e debate, portanto aguardo novas visitas.

      Com relação a sua pergunta, não tenho conhecimento de que o Google possui uma ferramenta free para instalação de intranets. Sei apenas que eles tem aquelas buscas que podem ser inseridas nas intranets corporativas. Perguntei para alguns amigos que atuam com sistemas e eles também nunca ouviram falar sobre a existência de alguma ferramenta do Google.

      Uma pena, pois realmente os produtos da empresa são de qualidade.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  2. Thiago Anício permalink
    23/06/2010 16:07

    Bom dia Ricardo tudo bem?
    Obrigado por manter este site no Ar…
    Não li muita coisa mas o que li tem muita qualidade.
    Lendo a resposta acima de 08/2010, tenho uma pergunta a Google já possui um serviço de Intranet confiável?
    Abraço!

    • Ricardo Campos permalink*
      30/06/2010 00:45

      Olá Thiago,

      Obrigado por sua participação neste espaço e pelo feedback positivo.

      Hoje na área de tecnologia é muito fácil encontrar boas ferramentas para intranets, mas ainda desconheço sobre serviço de intranets do Google, desta forma não tenho como dar meu “pitaco” sobre o assunto.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: