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Google: a reputação de sua empresa pode estar em xeque

22/07/2008

 

Você sabe como anda a imagem de sua empresa na internet? Tem verificado se o link para seu site aparece nas primeiras chamadas dos sites de busca?  Você tem procurado saber o que blogs e redes sociais estão dizendo do seu produto ou serviço?

 

Se você possui uma empresa e até hoje não se preocupou com nenhuma das perguntas acima é bom correr atrás do prejuízo, afinal a internet é um dos veículos mais abrangentes e que possui um grande alcance aos públicos ou prospects da sua empresa.

 

A internet também pode levar uma marca do céu ao inferno. Da mesma forma que ter seu nome nos sites de busca pode gerar grandes negócios e o aumento da lucratividade da sua empresa, o Google, o Yahoo, o MSN e outros sites de buscam podem também ser o canal para que a reputação de sua empresa possa ir por água abaixo.

 

A enxurrada de informações negativas sobre empresas na rede fez surgir uma nova atividade denominada de SEO, acrônimo de Search Engine Optimization, que consiste em ações para melhorar a quantidade a qualidade dos visitantes para um site através de resultados dos sites de busca.

 

Suponhamos que sua empresa está na internet e ao digitar o nome dela ou as palavras chaves do seu negócio, aparecem junto com o seu link dezenas de links de blogs e comunidades que falam mal do seu produto ou serviço. A pergunta é: qual link o seu provável cliente vai acessar para tomar a decisão de compra?

 

Sites de busca

Sites de busca

 

Por isso muitas empresas já têm trabalhado com o SEO que consiste não apenas em colocar o seu link nas primeiras páginas dos sites de busca através do seu nome e das palavras chaves do seu negócio, mas também de monitorar blogs e redes sociais com mensagens negativas sobre a sua empresa.

 

Muitas agências de comunicação já ofertam este monitoramento que funciona como uma espécie de vacina contra os males proporcionados pelo excesso de visibilidade na internet. Elas começam fazendo uma varredura de tudo o que é publicado sobre a empresa-cliente na rede. Identificados os problemas, como blogs ácidos ou grupos de discussão com críticas à companhia, parte-se para a reação: uma campanha de inteligência em que as agências digitais veiculam fatos positivos e que possam ser indexados pelos sites de busca. Além disso, elas mexem na home page da empresa de forma que as palavras mais digitadas pelos internautas remetam à página da companhia e evitem, ao máximo, os blogs mais críticos. Um trabalho desse nível, que implica geração de fatos e conteúdo para enfatizar a integridade da empresa, custa em torno de 100.000 reais por mês, preço relativamente baixo levando-se em consideração os resultados prometidos, como a elevação de 20% do número de acessos.

 

É o mundo virtual demonstrando o seu poder, para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

 

Fonte: News Exame

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