Skip to content

Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular

15/07/2008

 

Ensino Responsável 2008

Ensino Responsável 2008

 

A Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) divulgou esta semana a data para realização do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular 2008. O evento acontecerá no dia 27 de setembro, quando instituições de ensino superior dos quatro cantos do Brasil, realizarão uma grande mostra de ações resultantes dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem durante o decorrer do ano, mas voltadas neste dia para a comunidade.

 

ABMES

ABMES

 

A iniciativa da ABMES é um tanto quanto louvável, pois muitas universidades que não tem relevantes projetos de extensão e de pesquisa tem neste dia a possibilidade de colocar os seus alunos para prestar serviços a comunidade e de terem um contato muito intenso com a prática profissional.

 

O caráter nacional do evento é outro destaque para o Dia da Responsabilidade Social da ABMES, já que num mesmo dia centenas de instituições realizarão atividades e atendimentos nas mais diversas áreas da educação, demonstrando a importância das IES particulares para a sociedade brasileira.

 

Muitas instituições estão cientes da importância de manter o Dia da Responsabilidade Social da ABMES em seus calendários. Na primeira edição em 2005, o evento contou com 197 IES participantes, no ano seguinte foram alcançadas 400 IES, já em 2007 foram mais de 640 instituições por todo o país que realizaram 859.177 atendimentos à comunidade.

 

Para as áreas de comunicação e marketing este dia também é uma oportunidade para a universidade demonstrar a qualidade do seu ensino e as competências que seus alunos adquirem e retribuem com serviços essenciais para a sociedade. Além disso, um importante momento para a instituição reforçar seu compromisso com a sociedade onde atua, com a formação de profissionais qualificados para a prática profissional.

 

Dia da Responsabilidade Social da ABMES

Dia da Responsabilidade Social da ABMES

 

Em tempos de experimentação, esta é uma boa oportunidade para qualquer instituição que pretende se destacar e até mesmo gerar mídia espontânea para seu evento.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 21/08/2008 15:41

    Me formei em Administração de Empresas no ano de 2007, e durante a minha vida academica muito motivada pelo Prof. Marcos Rogerio ( Faculdade Flamingo), tive o imenso prazer de compor a equipe do Ação Social desta faculdade, foi então que tive conhecimento do Dia da Responsabildade Social, e mesmo já tendo me formado e hoje compor o corpo dicente de outra Universidade (USP), continuo fazendo parte da equipe da minha ex faculdade sob a liderança no mesmo estimado e determinado professor, que assume ações que vão muito além dos interesses mercadologicos inerentes as intituições particulares.
    O Dia da Responsabildade Social em minha percepção ao longo de minha participação, fomenta a construção de um carater ético aluno para se tornará um profissional, que ao sair da faculdade para a sociedade poderá levar algo muito maior consigo que os conhecimentos “tecnicos e teoricos” da profissão escolhida. Ele tornar-se-à capaz de produzir desenvolvimento real por onde ele passar.

  2. Ricardo Campos permalink*
    21/08/2008 17:15

    Prezada Valéria.

    Inicialmente agradeço sua visita ao meu blog e o comentário enviado, o qual julgo muito pertinente.

    Realmente o papel do Dia da Responsabilidade Social é muito mais amplo e tem uma grande importância para o corpo discente de qualquer instituição de ensino superior.

    Como gestor de negócios e profissional da comunicação, além é claro de minha experiência na área estratégica de IES particulares, meu artigo teve como perspectiva a utilização deste evento, que é tão importante para sociedade, como um instrumento de divulgação institucional, afinal esta é uma oportunidade da universidade extrapolar seus muros e colocar em prática a sua responsabilidade com a sociedade.

    Também já participei da organização do Dia da Responsabilidade Social pela IES que trabalho e como discente atuei em projetos de extensão com atendimentos a comunidade. Minha monografia e minha atividade de conclusão de curso, que consistia na montagem de uma agência experimental de comunicação, também tiveram como temas áreas carentes de nossa sociedade. Foram experiências únicas e que demonstraram o quanto o conhecimento adquirido nas salas de aula pode nos ajudar a construir um país melhor.

    Entendo que o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular organizado pela ABMES vem se consolidando como uma data importante para todas IES que entendem que o lucro não está acima das pessoas e que parte do seus rendimentos deve ser revertido para projetos sociais e de extensão, como forma inclusive de aproveitá-los como instrumento de comunicação.

    Acredito ainda que as universidades que empreendem esforços em projetos de pesquisa, extensão e outras ações sociais, estão cumprindo o seu verdadeiro papel que é formar profissionais com elevado senso de cidadania e a disseminação de valores importantes para a vida em sociedade, profissionais que no futuro poderão fazer interferências na realidade.

    Um abraço,

    Ricardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: