Skip to content

Está confirmado: Blogs ajudam na formação da opinião dos consumidores brasileiros

26/06/2008

No início pensou-se que seria mais um modismo criado pelas novas tecnologias, mas estudo do Instituto de Pesquisa Qualibest comprova que os blogs ajudam o consumidor a formar opinião sobre um produto ou serviço.

 

A pesquisa com mais de 1820 pessoas espalhadas pelo Brasil e de todas as classes sociais teve como objetivo construir o perfil do leitor de blogs, e ainda avaliar quais são os blogs mais lidos e conhecidos no país.

 

Os resultados revelaram que 12% dos entrevistados acreditam totalmente e outros 86% acreditam parcialmente nas informações que encontram nos diários virtuais. Para um percentual de 72% dos entrevistados, os blogs com suas informações, já ajudaram na formação da opinião a respeito de uma marca ou serviço.

 

Estes dados demonstram que a comunicação feita pelas redes sociais formadas por blogs, youtube, msn, orkut e outros sites de relacionamento, são importantes para formação da percepção de um consumidor em torno de um produto ou serviço.

 

O contato com as informações destes veículos mantém um alto índice de aceitabilidade sobre a veracidade dos dados pelo simples fato dos consumidores entenderem que, assim como eles, outros consumidores emitem opiniões sobre determinada marca de acordo com sua experiência e contato com o produto ou serviço, podendo ser ela favorável ou não.

 

Por exemplo, várias opiniões contrárias a uma marca de tênis podem mudar radicalmente o desejo do consumidor de comprar aquele produto que ele tanto almejava e que julgava ser de qualidade.

 

 

Blog = formação da opinião pública

 

Agora, quantas empresas já estão se adequando para este novo momento e aproveitando as redes sociais para promoção de seus produtos e serviços? Pelo meu contato diário com empresas de mercado verifico que este é um universo que ainda precisa ser trabalhado junto ao empresariado, inclusive com nossos amigos profissionais de comunicação que, em tese, deveriam estar linkados com as novidades do mundo virtual.

 

Por enquanto navegar pelo orkut no horário de trabalho ainda é encarado como falta do que fazer e queda da produtividade, restando as grandes empresas a vanguarda das ações virtuais.  

 

Fonte: Administradores.com.br – O Portal da Administração

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: