Skip to content

Astroturfing: um novo viés no processo comunicativo

25/04/2008

 

A criatividade e a astúcia dos profissionais de comunicação é uma dos grandes diferenciais destes profissionais no mercado de trabalho.

Utilizado de forma ética as estratégias de comunicação ajudam as empresas a se comunicarem com seus públicos e proporciona bons resultados para as organizações.

Mas quando esta criatividade alcança caminhos que fogem da verdade e da responsabilidade profissional e acaba sendo utilizada de forma desonesta para atender os objetivos empresarias, verificamos um grande viés no processo comunicativo.

 

 A bola da vez são as redes sociais e seu poder de diálogo com grupos específicos e a criação de conceitos e de opiniões. Num movimento batizado de Astroturfing empresas tem criados perfis, os chamados “fakes”, no orkut, skype, msn para postarem comentários elogiosos a empresas e serviços e gerarem grande repercussão para determinada marca. Blogs também são criados como se fossem de consumidores comuns, mas na verdade fazem parte da campanha de marketing das empresas.

 

Segundo o Wikipédia o Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. O termo em inglês vem de Astro Turf (grama sintética) em oposição ao termo grassroots (que são movimentos espontâneos da comunidade).

Um dos casos mais recentes diz respeito a companhia aérea TAM. Diversos profissionais que participam da comunidade de Relações Públicas no orkut e dos grupos Mundo RP, Horizonte e Metrópole identificaram um perfil que postou o mesmo comentário em diversas comunidades. A mensagem elogiava e defendia a TAM. Muitos integrantes tiveram contato com a pessoa do perfil, mas não obtiveram respostas. Para a surpresa geral, após os questionamentos os comentários começaram a ser apagados. Questionamentos também foram feitos diretamente a TAM que ainda não se pronunciou.

 

É a astúcia dos comunicadores servindo aos interesses empresariais de forma anti-ética e anti-profissional que tem como intuito ludibriar a opinião pública.

   

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: