Skip to content

Revista “IstoÉ” faz adulteração em imagem comprada da Folha

10/04/2008

Não, não é uma novidade. Lógico que a reportagem abaixo não traz nenhuma novidade sobre a atuação perversa dos grandes veículos de comunicação do nosso país. O que nos surpreende é que as mazelas do nosso jornalismo sempre foram “empurradas para debaixo do tapete” e desta vez a notícia ganhou destaque. Assim como a Revista Veja, a quem serve a Revista Isto É?

Confira:

Revista “IstoÉ” faz adulteração em imagem comprada da Folha

 

A revista “IstoÉ”, publicação da Editora Três, adulterou uma fotografia adquirida da Folha. A imagem foi publicada pela revista na edição do final de semana, ao lado da reportagem “O MST contra o desenvolvimento”.

A revista apagou digitalmente a expressão “Fora Serra”, referência ao governador José Serra (PSDB-SP). A frase aparecia, na foto original, pichada numa placa de trânsito por integrantes do MST na rodovia Arlindo Bétio, que liga SP a MS e PR. Eles participavam de um ato contra a privatização da Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo).

Em e-mail enviado ontem à Folhapress, agência de notícias do Grupo Folha, o editor-executivo da agência IstoÉ, César Itiberê, confirmou a adulteração e pediu desculpas.

“Houve realmente manipulação por photoshop [programa de computador] da imagem dos sem-terra, com intenção absolutamente estética.”

Ele afirmou, por telefone, que “não houve nenhuma ordem [superior], nenhuma orientação política, nenhum dolo. Houve um mal-entendido”.

(Fontes: Site Jornalismo Uni-BH, Revista Imprensa e site Brasil em Fato)

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 24/04/2008 13:52

    eita photoshop….
    massa o site….sooh crescendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: